O que significa racá?

Comentarios

https://criadordaluz.blogspot.com/2017/08/o-que-significa-raca.html
Racá provavelmente significa “tolo” ou “louco”. Racá é uma palavra aramaica que era usada como insulto. Aparece apenas uma vez, em Mateus 5:22.
Jesus estava explicando que a Lei de Deus era muito mais que obedecer a regras exteriores. Jesus não tinha vindo para abolira a Lei mas para a cumprir (Mateus 5:17-18). Então ele começou a mostrar que as regras de Deus são muito mais exigentes do que parecem. Não basta cumprir as regras mais óbvias; é preciso ter uma atitude interior correta.
Nesse contexto, Jesus explicou que não é apenas pecado cometer homicídio. Ficar dominado pela ira e gritar insultos, como racá, para machucar alguém também é pecado. É a atitude irada e a vontade de machucar que leva ao pecado de homicídio. Por isso é importante se reconciliar e não deixar a amargura crescer (Mateus 5:23-24).

Se chamar alguém de racá ou louco, vou para o inferno?

O problema não é chamar racá ou louco. Algumas pessoas são loucas. O problema é a intenção. Jesus estava falando sobre ficar irado e usar as palavras para machucar. Essa atitude vingativa e cruel é pecado (Romanos 12:17-19). Quem comete pecado corre o risco de ir para o inferno.
Veja também: como posso perdoar?
Jesus estava mostrando que ninguém é perfeito. Todos cometemos pecados e não conseguimos obedecer perfeitamente a toda a Lei de Deus. Por isso precisamos de Jesus. Apenas Jesus pode nos salvar de nossos pecados (Romanos 3:23-24).
Jesus foi a única pessoa que cumpriu perfeitamente toda a Lei de Deus. Por ser perfeito, seu sacrifício na cruz também foi perfeito, pagando o preço de todos os pecados de quem crê nele. Agora não precisamos mais viver na condenação do pecado, porque não conseguimos cumprir toda a Lei de Deus.
Mas a salvação em Jesus vai mais longe. Quando aceitamos Jesus como salvador e deixamos Deus trabalhar em nossas vidas, Ele começa a mudar nossos corações. Pelo poder de Jesus, podemos ficar livres da ira que leva a dizer palavras cruéis e a querer machucar outras pessoas. Deus pode nos encher de amor por nosso próximo, mesmo em situações difíceis (1 João 4:7).

últimos estudos postados

A Parábola da Dracma Perdida (Lucas 15:8-10)

A Parábola da Dracma Perdida é uma parábola contada por Jesus registrada no Evangelho de (Lucas  5:8-10). Neste estudo bíblico, veremo...