O que a Bíblia fala sobre amar ao próximo?

Comentarios


Amar ao próximo é o segundo maior mandamento da Bíblia, depois de amar a Deus sobre todas as coisas. Todos as outras regras dependem desses dois mandamentos. O amor ao próximo se revela nas palavras e nas ações.
O que significa amar ao próximo como a si mesmo?


Jesus disse que o crente deve amar ao próximo como a si mesmo (Marcos 12:30-31). Isso significa que todo o bem que quer para si próprio, deve querer também para seu próximo. Amar ao próximo é o resultado natural do amor de Deus. Quem entende o amor de Deus descobre que:
Todos temos valor – todos fomos criados à imagem e semelhança de Deus – Gênesis 1:27
Ninguém é perfeito – todos pecamos e precisamos de salvação – Romanos 3:23-24
Todo pecado é ruim – Deus detesta até o pecado mais “pequeno”; todos merecemos castigo – Romanos 6:23
Jesus morreu por todos – ele levou o castigo de todos que crêem, independentemente do tamanho dos seus pecados – João 3:16-17


Esse conhecimento ajuda o crente a ver que não é superior nem inferior a ninguém. Ninguém na terra é mais nem menos digno de amor. Se Deus, que é perfeito, ama seu próximo, como pode o crente não amar? Quem ama a Deus, ama seu próximo (1 João 4:19-21).


Veja também: o que significa amar a Deus sobre todas as coisas?

Como amar ao próximo?



O amor ao próximo se expressa nas atitudes. É bom dizer “eu te amo” mas isso não basta (1 João 3:16-18). Existem muitas formas de mostrar amor ao próximo:
Não falando mal
Tendo paciência
Perdoando
Ajudando na dificuldade


Veja aqui: o que a Bíblia diz sobre ajudar o próximo?


Atenção! Amar a si mesmo não é errado. Amor-próprio é bom e natural. Fomos criados à imagem de Deus e, por isso, temos algo de bom para amar. Mas amor-próprio é diferente de egoísmo nem deve ser maior que o amor a Deus.

últimos estudos postados

A Parábola da Dracma Perdida (Lucas 15:8-10)

A Parábola da Dracma Perdida é uma parábola contada por Jesus registrada no Evangelho de (Lucas  5:8-10). Neste estudo bíblico, veremo...