Sim, cristão pode e deve meditar mas a meditação cristã é muito diferente da meditação oriental. A meditação oriental procura esvaziar a mente; a meditação cristã procura focar a mente em Deus e na Sua Palavra. Meditação bíblica é muito importante para aprofundar o relacionamento com Deus.
O que é meditação na Bíblia?
Na Bíblia, meditar é refletir profundamente sobre Deus e Suas verdades (Salmos 143:5). Meditar é mais do que apenas ler a Bíblia, ganhando apenas um conhecimento superficial. Meditar é refletir com calma, pensando no significado e deixando o Espírito Santo guiar nossos pensamentos.
Meditar é focar em Deus. Durante a meditação, você disciplina sua mente para pensar calmamente, sem distrações. Meditar é dar prioridade às coisas de Deus, acima de toda a correria do cotidiano. Isso permite um conhecimento mais profundo das coisas de Deus (Salmos 49:3).
Qual é a diferença com meditação oriental?
A meditação que o cristão deve praticar se fundamenta na Bíblia (Josué 1:8). A meditação oriental se fundamenta em práticas hindus e budistas. Na meditação oriental, a pessoa procura esvaziar completamente a mente, apagando sua identidade individual. A meditação supostamente ajuda a ligar a pessoa ao espírito do universo, libertando-o de todas as preocupações terrestres.
A meditação oriental é perigosa porque se baseia em mentira. Ao abrir a mente totalmente para “o espírito do universo”, a pessoa arrisca se abrir na verdade para a influência de demônios. O diabo é o pai da mentira (João 8:44). Além disso, a meditação oriental é totalmente virada para auto-realização, sem a ajuda de Deus.
Descubra aqui o que é o Budismo.
A meditação bíblica não esvazia totalmente a mente; apenas retira as distrações. O cristão permite a influência do Espírito Santo e aprende mais sobre Deus.
Como meditar?
Meditar leva alguma prática mas não é difícil. Comece meditando durante alguns minutos até se acostumar. Quando a mente já está mais disciplinada, meditar fica mais fácil. Algumas dicas para meditar:
- Procure um lugar calmo – quanto menos distrações, melhor. Cada distração quebra o raciocínio. Tire um momento para se acalmar
- Ore – peça a Deus que lhe guie durante a meditação, lhe revelando novas verdades. Essas verdades podem não aparecer logo, por isso peça também paciência
- Leia a Bíblia – leia com cuidado, para entender o significado; leia a mesma passagem algumas vezes, pensando nos diferentes sentidos que pode ter. O que acontece quando enfatizo uma palavra diferente? Como o tom de voz muda o significado?
- Use a imaginação – se ponha dentro da história que você está lendo, imagine o que está acontecendo, como as personagens se sentem. Imaginar uma cena calma também é uma boa forma de acalmar e esquecer as distrações
- Procure aplicação – o que aprendi? Como posso usar isso em minha vida? Isso pode mudar meu relacionamento com Deus ou com outras pessoas?
0 Comentários