LIÇÃO 2 SANTIDADE DO SEXO
1°) DEUS FEZ O SEXO
A) Quem inventou este negócio de sexo? Devido aos conceitos errados em relação a formação dos órgãos sexuais, acabam ligando-os ao pecado. Tendo uma visão destorcida de que esses órgãos surgiram por causa do pecado entre o homem e a mulher.
B) Deus nos fez sexuados. Deus o criou: HOMEM e MULHER os criou (Gn. 1.27). Antes de Deus formar o homem do pó da terra, Ele já tinha criado o homem macho e a fêmea, em sua mente, isto quer dizer que Deus criou o sexo antes de formar o homem.
C) Deus fez e esculpiu os órgãos sexuais "Então FORMOU o Senhor Deus ao homem do PÓ DA TERRA..." isto mostra duas ações de Deus: criar e formar. Criar é arquitetar, ter a ideia de como vai ser; formar é construir, concretizar, isto em anatomia chama-se "esculpir". Como um escultor, Deus modela o barro formando o corpo e com muito cuidado também modela os órgãos genitais. Tem pessoas que acham estranho pensar que Deus tinha feito o pênis de Adão.
D) Deus fez o homem reprodutor "...E lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra..." (Gn 1.28). Deus poderia ir formando pessoalmente cada ser humano, saindo de suas próprias mãos como Adão e Eva. Mas Ele deu esse privilégio e responsabilidade ao homem. Como o homem cria e forma outro homem? Fazendo uma escultura e soprando o fôlego da vida, como Deus fez Adão? É curioso observar que apesar de todos os homens saírem do corpo da mulher, a mulher saiu do corpo do homem. Deus não esculpiu outro corpo para a mulher, mas a tirou do corpo de Adão que já era carne e osso, da mesma natureza, mesma aparência. Note bem: Eva era igual a Adão, tinha uma cabeça, olhos, pernas, braços, mãos, etc., tudo igual a Adão. O que tinha diferente de Adão? O sexo. Adão era do sexo masculino, Eva do sexo feminino. Porque e para que esta diferença na raça humana já que todos são "iguais"? "Sede fecundos, Multiplicai-vos, enchei". A benção de Deus produziu: fecundação, multiplicação e povoação. O sexo também tem esta finalidade, faz do homem um REPRODUTOR.
E) Deus fez a atração sexual Muitas pessoas mal informadas pensam que o instinto ou a atração sexual é pecado. Isso não é verdade. Como um homem e uma mulher iriam se unir caso não houvesse uma atração, o amor, a amizade? Estas coisas não geram filhos! É claro que sexo sem amor é errado, porém, estamos tratando da função e razão do sexo "... far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea" (Gn 2.18b).
10
Educação Sexual
Antes de formar Eva, Deus trouxe a Adão os animais para ele dar os nomes, e concluiu: "todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea" (Gn 2.20b). Entre outras coisas isto significa que nenhum daqueles animais atraía Adão sexualmente. Quando Deus formou Eva e trouxe a Adão, ele exclamou: "Esta AFINAL, é osso dos meus ossos e carne de minha carne..." Em outras palavras Adão disse: Esta, sim, me atrai, é igual a mim, só que é mulher e me sinto atraído por ela! A força da atração sexual é maior do que a força da união familiar. "Por isso deixa o homem pai e mãe,,,"(Gn 2:24a). A moça ou o rapaz deixa sua família se houver uma força que os tire dali, e o sexo pode fazer isto.
F) Deus fez o ato sexual "... e se UNE a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gn 2.24b). Deus não está falando simplesmente de o casal estar juntos. Mais do que isto, está falando do ato sexual. Unir com uma mulher é diferente de unir-se à SUA mulher. Não foi o homem quem inventou o ato sexual, foi Deus quem projetou a forma do homem se unir a uma mulher e resultar nisto uma só carne. Deus fez o ato sexual e como tudo que Deus fez, "era bom". O ato sexual é um dos maiores prazeres físicos para o ser humano (homem e mulher) se não for o maior! O ato sexual produz nos casais uma felicidade (orgasmo) única e indescritível. Isto mostra que Deus fez o melhor para o casamento; a melhor companheiro(a), a melhor atração, o melhor prazer, a melhor forma de multiplicação.
G) Deus fez a nudez "... o homem e sua mulher estavam nus, e não se envergonhavam" (Gn 2.25b). Inconscientemente nós imaginamos que Deus fez o homem vestido e pensamos na nudez como pecado. Curioso observar que a nudez não causa excitação e sim vergonha! O que causa excitação é a semi-nudez! "Deus fez o corpo para ser exposto e não para ser encoberto". O homem possui um corpo bonito por suas qualidades de força, músculos se combinam para dar anatomia perfeita. O corpo da mulher é diferente, possui qualidade de fragilidade, singeleza e beleza. Sua forma e suas linhas são diferentes do corpo masculino. O pecado não mudou isto; é difícil explicar qual é esta "VERGONHA". A mulher não se admira do corpo do homem porque ele não foi feito para isto, porém o homem é atraído pelo corpo nu da mulher, porque ele foi feito para agradar o homem. Deus fez a nudez, para o homem ser atraído pela mulher. Não fosse a queda, todos viveríamos nus (Gn 3:7). O casal normalmente não se envergonha quando está junto e nu. Pode perfeitamente, tomar banho juntos sem ficar excitado. Na verdade é um mistério que só temos vergonha dos órgãos sexuais e não do nosso corpo, e que Deus colocou-os em lugar bem protegido e escondido no nosso corpo, e que sendo desonrosos, Deus os revestiu de maior importância (são órgãos de prazer e reprodução). O livro de Cantares mostra a pureza e a beleza do sexo e do plano de Deus para o casal.
H) Deus fez o sexo (SL 139.13) Procuramos mostrar que Deus fez o sexo antes da queda do homem, para tirar o conceito de muitos de que sexo é pecado. Muitos pais não conversam sobre sexo com seus filhos pensando que eles já sabem tudo. Outros por ignorância do assunto, por não saberem o que falar, nem como falar. Infelizmente este assunto não é tratado nos lares, e igrejas, pois,
11
Educação Sexual
no fundo todos têm o conceito de que Satanás foi quem inventou o sexo; isto é coisa feia, suja e envolta em pecado. Isto é transmitido de geração em geração. 2°) A SANTIDADE DO SEXO
A) Os santos (homens e mulheres) têm necessidades sexuais idênticas e definidas. Sexo não é prerrogativa do homem, sendo a sua esposa apenas submissa, passiva, acomodada e silenciosa. Isso viola a natureza, pois, ao contrário do que muitos podem pensar, ICoríntios 7.3a "o marido cumpra o dever conjugal para com a esposa",
B) A responsabilidade do marido é satisfazer as necessidades emocionais, sexuais e espirituais da sua esposa, e vice-versa. É uma experiência solidária.
C) A satisfação das necessidades sexuais dos santos não entra em conflito com a piedade da vida espiritual. Pelo contrário, vida sexual equilibrada é boa mordomia. Paulo fala, mesmo, em oração no seu comentário sobre esse importante tema: ICorintios 7.5-6 "não vos recuseis um ao outro a não ser de comum acordo e por algum tempo, para que vos entregueis à oração, depois disto voltai a unir-vos, a fim de que satanás não vos tente mediante a vossa incontinência".
D) É recomendável e altamente conveniente ver com os olhos do outro, pensar com a cabeça do outro. O marido precisa entender o que se passa no coração, cabeça e corpo da sua mulher quanto ao sexo, e ela, por seu lado, necessita compreender que significado tem o sexo para seu esposo. Mulheres que se queixam de que os maridos só pensam em sexo, muitas vezes espelham problemas como a não apreciação das relações, ou a não compreensão das necessidades de seu esposo, ou, ainda, a preocupação mais com elas mesmas que com o bem-estar do casal.
3º) VAMOS ENTENDER O QUE SIGNIFICA PARA O HOMEM E PARA A MULHER
A) O ato sexual é importante porque aproxima o casal e os coloca dentro da vontade de Deus. Deus colocou este sentimento em nós, portanto pecado não pode ser. O instinto sexual no homem é constante, o que significa que ele não precisa de muito estímulo para ficar preparado.
B) F) É importante porque satisfaz o senso de feminilidade da esposa. É preciso entender o coração da mulher que quer ser amada, vista e sentida como mulher. De fato, as mulheres mais frustradas do mundo são as que abafam sua feminilidade, o que não pode acontecer com uma santa filha de Deus. Uma esposa vai além de mãe e dona de casa: é parceira sexual do marido. Se o ato conjugal não for bom para ela, será muito difícil ter sucesso como mãe e dona de casa.
C) E importante o ato sexual para o marido porque faz aumentar o amor pela esposa, reduz as tensões no lar e proporciona uma experiência emocional ímpar.
12
Educação Sexual
D) Para a esposa dá segurança quanto ao amor do companheiro: amor de companhia, de compaixão e de romance. 4º)VISÃO BÍBLICA
A) Sexo e reprodução foram ordenados por Deus, e nada têm de pecaminoso (Ct 1.28). Ora, o casamento (e o consequente ato sexual) é aprovado pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo. O Pai o estabelece em Gênesis 1.28; o Filho dele fala em Mateus 19.5, e o Espírito Santo pela inspiração de Hebreus 13.4 " Venerado seja entre todos, o matrimonio e o leito sem mácula", fala com extrema clareza do santo sexo, pois que a palavra "leito" que nele aparece é em grego koite, da mesma raiz da palavra latina coitus, descritiva do ato sexual.
B) A Bíblia condena, no entanto, o abuso sexual, chamando-o de "fornicação" (sexo entre solteiros) e "prostituição" (sexo pago) e adultério (sexo fora do casamento). Deus criou a sexualidade e colocou os instintos em nós, não para nossa tortura, mas para a satisfação do casal em santidade e senso de realização. Como é significativo o uso da palavra "conhecer" ( yadaem hebraico) para designar o ato sexual (cf. Gn 4.1; Mt 1.25). O ato sexual é o conhecimento mais íntimo que se pode ter de uma pessoa. Mas é um ato santo, reservado, sagrado, pessoal, íntimo. O Cântico dos Cânticos é incrivelmente franco sobre o assunto (Ct 2.3-17; 4.1-7).
C) Provérbios 5.18 "Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como cerva amorosa, e gazela graciosa, saciem-te os seus seios em todo o tempo, e pelo seu amor sê atraído perpetuamente". Esse texto fala de prazer total, e não só para reprodução. Por outro lado, Deus não planejou um sexo pervertido, barateado, comercializado como vem acontecendo em outros lugares. Deus planejou um sexo santo que fica melhor com o tempo, com o casal mais amadurecido no amor e nas artes amorosas.
5°) DIFICULDADES SEXUAIS
A) Conflitos sexuais são criados por mil e duas razões. Reservamo-nos algumas poucas:
l - Problemas no namoro e no noivado trazido para o casamento. Os antigos já diziam que "o que começa errado termina errado".
2 - Conflitos na lua-de-mel. Ou será na "lua-de-fel"? Uma senhora que teve péssima experiência na lua-de-mel com um marido vinte anos mais velho dizia que "o casamento é a legalização do estupro".
3 - Traumas de infância. A esposa evita carícias, tem horror até em pensar, o ato sexual é um martírio. Aliás, convém lembrar que ninguém está só, mas talvez seja necessário buscar ajuda com irmãos maduros e confiáveis.
4 - Sexo sem amor. O amor é uma atitude mental e emocional, e o sexo é uma entre muitas expressões dessa atitude. Sexo sem amor equivale a uma vida de miséria.
13
Educação Sexual
5 - Falha em bem aproveitar os jogos amorosos. Falta de sabedoria em preparar a esposa para o ato consequente. Muitas vezes ignorância sobre as preliminares.
6 - Coisas de que um não gosta no outro. Ideias, hábitos, sentimentos de competição. E quando o marido chega, e encontra em vez da esposa, um espantalho? Rolinhos no cabelo, desarrumada pensando que com isso sensibiliza o marido? Pouca higiene, falta de asseio adequado. Cuidado com os odores. Uma coisa é o cheiro do corpo masculino ou feminino estimulantes das funções sexuais, outra é cheiro de suor e mau hálito. Dentro de certos parâmetros o odor pode ser um estimulante sexual, qualquer sexólogo ou terapeuta o reconhece e pode informar.
7 - Conflitos em outras áreas: diferença acentuada de idade ou de nível acadêmico; comparações com a mãe, com o pai, com o irmão, etc.
6º) QUAL O CAMINHO? A) Pense mais em qualidade que em quantidade de relações sexuais; pense em integralidade do sexo, e, sobretudo, que o amor é uma extraordinária fonte de poder nas adversidades e dificuldades da vida.
B) Sem receio de ser mal compreendido, a experiência do ato sexual, do santo sexo discreto, reservado e exclusivo, pode ser comparada à da oração em Mateus 6.6:"Entra no teu quarto, fecha a porta... "Resultado: "...te recompensará".
C) A relação sexual envolve não apenas nosso corpo, mas é uma experiência que envolve corpo alma e espírito.
7°) DIFERENÇAS ENTRE HOMEM E MULHER
A) Existe uma enorme diferença entre um homem e uma mulher. Entender essas diferenças ajuda a resolver muitas frustrações causadas pelo desconhecimento do sexo oposto. Homem e mulher não só comunicam-se diferentemente, mas eles pensam, sentem, percebem, reagem, amam, necessitam e apreciam diferentemente. Muitas vezes parece que falam línguas diferentes.
B) O homem é um ser racional e a mulher um ser emocional. Na verdade o homem é um ser emocional, tanto quanto a mulher, mas, na maioria das vezes, deixa a razão guiar suas atitudes. Logo, a mulher é um ser racional tanto quanto o homem, mas, na maioria das vezes permite que as emoções controlem o seu dia-a-dia.
8°) DIFERENÇAS QUANTO ESTÍMULO SEXUAL A) O homem é estimulado principalmente pela visão. Apenas um olhar é suficiente para que tudo comece acontecer. Mesmo que o homem nem esteja pensando em sexo, uma rápida olhada, um pequeno gesto ou um pequeno descuido da mulher ao sentar-se, já basta para excitá-lo.
14
Educação Sexual
B) Enquanto que o olhar é o principal "gatilho" desencadeador do processo sexual no homem, a mulher é estimulada por diversas maneiras.
1 - O TATO A mulher é estimulada pelo tato. Ela precisa ser tocada e acariciada para que o processo de excitação sexual se inicie. Para ela não basta ver. O homem deve então descobrir as partes erógenas da mulher, que são as áreas do corpo mais sensíveis ao toque e que proporcionem prazer. A nuca, o joelho, as áreas em torno das axilas, as coxas, as orelhas, a ponta dos dedos, o pescoço, o umbigo, o clitóris, os cabelos, os seios, são alguns exemplos destas áreas. Os Cantares de Salomão descrevem com clareza e poesia essas áreas. Ct 4.1-7 "Eis que és formosa, amada minha, eis que é formosa. Os teus olhos são como os da pomba entre as tuas tranças. O teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade. Os teus dentes são como rebanho de ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas. v.3 Os teus lábios são como um fio de escarlata, e o teu falar é doce, a tua fronte é qual pedaço de romã entre as tuas tranças. O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para pendurar armas. Mil escudos pendem dela, todos broqueis de valorosos. Os teus dois peitos são como dois filhos gêmeos de gazela que se apascentam entre os lírios. Antes que refresque o dia, e caiam as sombras, irei ao monte da mirra e ao outeiro de incenso. Tu és toda formosa, amada minha, e em ti não há mancha".
2 - A AUDIÇÃO Além do tato, a mulher é estimulada pela audição. Uma palavra romântica, de carinho faz com que a mulher comece a pensar na possibilidade da relação sexual e aciona o processo de excitamento. Existem algumas frases que a mulher jamais se cansa de ouvir: "Você está linda! Esta roupa fica muito bem em você! Seu cabelo desse jeito me deixa louco! Eu te amo!" A mulher é movida por elogios. Pelo ouvir, o processo a levará à entrega e à relação sexual se dá início. Do mesmo modo, palavras agressivas devem ser completamente abandonadas no relacionamento a dois.
3 - O OLFATO O olfato é outro sentido que deve ser levado em consideração no estímulo sexual. O discreto perfume do marido excita a mulher e a leva ao desejo. Em contrapartida o mau hálito, o odor malcheiroso das axilas, e o chulé são bloqueadores e inibidores de uma vida sexual plena. As regras de higiene jamais devem ser esquecidas.
4 - O MEIO AMBIENTE O homem, na maioria das vezes, não se importa quanto ao local ou a hora. Tanto faz se acontece na cama ou no sofá, no quarto ou no banheiro, deitado ou em pé, se demora
15
Educação Sexual
ou se é rapidinho, em qualquer lugar e a qualquer hora está bem para ele. A mulher, por sua vez, é influenciada pelo meio ambiente. Luz de velas ou abajur, cortinas, flores, música, lençóis macios e limpos, barba feita e banho tomado, camisolas e pijamas limpos, porta fechada e crianças dormindo, são alguns fatores que influenciarão positiva ou negativamente a mulher. Algumas chegam a fazer sexo rapidinho, sem se importar em atingir o orgasmo, como que para se livrar do marido, com medo do filho que dorme ao lado acordar ou entrar no quarto, quando este não tem porta. Estas situações inibem a mulher e lhe roubam o desempenho sexual.
5 - EMOÇÕES Como ser emocional, a mulher é estimulada também pelas emoções. Para ela não basta apenas receber um beijo interessado no fim do dia, ou um elogio mecânico e programado. Ela precisa estar completamente bem, emocionalmente falando, para que a relação tenha a sua participação efetiva. As ansiedades provocadas pelos filhos, por um marido alheio e insensível, pela solidão do dia-a-dia dentro de casa e pelas pressões financeiras, criam barreiras emocionais na relação sexual. A emoção é um fator determinante no desempenho sexual da mulher. Gritos, reclamações, cobranças, mágoas, e agressões são incompatíveis com o prazer sexual da mulher. Existem pessoas que brigam o tempo todo e querem encontrar, no esposo(a), um amante perfeito à noite. A frigidez pode tornar-se crônica depois de anos de opressão psicológica, abusos, silêncio, amargura e tirania.
6 - TEMPO Outro fator na estimulação feminina é o tempo. Para a mulher a relação que vai acontecer à noite se inicia pela manhã. O olhar amoroso do marido ao beijá-la desejando-lhe bom dia envia uma mensagem subliminar à esposa. O riso espontâneo e feliz de dois apaixonados convida e prepara a mulher para o relacionamento sexual. O homem só precisa um minuto para estar pronto. Logo, o marido deve estimular a esposa vagarosa e demoradamente. Assim, pouco a pouco ela vai se abrindo ao amor. O organismo produz um líquido que vai lubrificando a mulher para evitar dores desnecessárias. A pressa e a ausência das carícias preparatórias fazem com que a relação se torne penosa e insatisfatória para ela. Quando assim acontece a mulher certamente não atingirá o clímax. Casais mais velhos devem procurar um médico. Numa certa idade, o líquido lubrificante produzido pelo organismo feminino tende a desaparecer, o que dificulta a relação sexual.
7 - CONSIDERAÇÕES GERAIS Muitas são as diferenças entre homens e mulheres. Problemas podem ser evitados e resolvidos simplesmente conhecendo-se estas diferenças. Assim, as cobranças serão abandonadas pelo entendimento das razões que fazem com que cada pessoa aja como age. Na maioria das vezes elas não são movidas pela desconsideração ou pelo desejo gratuito de ferir, mas pelas diferenças individuais que existem em cada pessoa. O diálogo e a compreensão dão início a um amor maduro, que cresce sobre bases sólidas e saudáveis. Disso resulta um profundo entendimento, que abrirá as portas para uma entrega sem reservas, experimentando-se a beleza, a alegria e a crescente felicidade do sexo sem pecado.
16
Educação Sexual
PERGUNTAS: l - Porque Deus fez o sexo? Como vocês foram ensinados?
Esposo; Esposa;
2 - Porque o ato sexual é importante no casamento?
Vocês têm desfrutado desta benção? Por quê?
3 - Quais são as diferenças entre o homem e a mulher quanto ao estímulo sexual?
(ESPOSA, diga para o seu marido como você gosta de ser estimulada, MARIDO; diga o mesmo e pratiquem esta semana. Que Deus os abençoe.)
4 - Leia o apêndice 2 e responda;
A) Qual o objetivo de Deus ao criar o sexo?
B) O que aconteceu com o primeiro encontro de Adão e Eva? Como foi o de vocês?
C) Deus Condena o prazer sexual? Em sua experiência, vocês sentem condenação, ou sentia? Como?
D) Como é santificado o relacionamento sexual do casal?
COMO ESTA LIÇÃO OS AJUDOU EM SEU RELACIONAMENTO CONJUGAL?
1°) DEUS FEZ O SEXO
A) Quem inventou este negócio de sexo? Devido aos conceitos errados em relação a formação dos órgãos sexuais, acabam ligando-os ao pecado. Tendo uma visão destorcida de que esses órgãos surgiram por causa do pecado entre o homem e a mulher.
B) Deus nos fez sexuados. Deus o criou: HOMEM e MULHER os criou (Gn. 1.27). Antes de Deus formar o homem do pó da terra, Ele já tinha criado o homem macho e a fêmea, em sua mente, isto quer dizer que Deus criou o sexo antes de formar o homem.
C) Deus fez e esculpiu os órgãos sexuais "Então FORMOU o Senhor Deus ao homem do PÓ DA TERRA..." isto mostra duas ações de Deus: criar e formar. Criar é arquitetar, ter a ideia de como vai ser; formar é construir, concretizar, isto em anatomia chama-se "esculpir". Como um escultor, Deus modela o barro formando o corpo e com muito cuidado também modela os órgãos genitais. Tem pessoas que acham estranho pensar que Deus tinha feito o pênis de Adão.
D) Deus fez o homem reprodutor "...E lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra..." (Gn 1.28). Deus poderia ir formando pessoalmente cada ser humano, saindo de suas próprias mãos como Adão e Eva. Mas Ele deu esse privilégio e responsabilidade ao homem. Como o homem cria e forma outro homem? Fazendo uma escultura e soprando o fôlego da vida, como Deus fez Adão? É curioso observar que apesar de todos os homens saírem do corpo da mulher, a mulher saiu do corpo do homem. Deus não esculpiu outro corpo para a mulher, mas a tirou do corpo de Adão que já era carne e osso, da mesma natureza, mesma aparência. Note bem: Eva era igual a Adão, tinha uma cabeça, olhos, pernas, braços, mãos, etc., tudo igual a Adão. O que tinha diferente de Adão? O sexo. Adão era do sexo masculino, Eva do sexo feminino. Porque e para que esta diferença na raça humana já que todos são "iguais"? "Sede fecundos, Multiplicai-vos, enchei". A benção de Deus produziu: fecundação, multiplicação e povoação. O sexo também tem esta finalidade, faz do homem um REPRODUTOR.
E) Deus fez a atração sexual Muitas pessoas mal informadas pensam que o instinto ou a atração sexual é pecado. Isso não é verdade. Como um homem e uma mulher iriam se unir caso não houvesse uma atração, o amor, a amizade? Estas coisas não geram filhos! É claro que sexo sem amor é errado, porém, estamos tratando da função e razão do sexo "... far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea" (Gn 2.18b).
10
Educação Sexual
Antes de formar Eva, Deus trouxe a Adão os animais para ele dar os nomes, e concluiu: "todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea" (Gn 2.20b). Entre outras coisas isto significa que nenhum daqueles animais atraía Adão sexualmente. Quando Deus formou Eva e trouxe a Adão, ele exclamou: "Esta AFINAL, é osso dos meus ossos e carne de minha carne..." Em outras palavras Adão disse: Esta, sim, me atrai, é igual a mim, só que é mulher e me sinto atraído por ela! A força da atração sexual é maior do que a força da união familiar. "Por isso deixa o homem pai e mãe,,,"(Gn 2:24a). A moça ou o rapaz deixa sua família se houver uma força que os tire dali, e o sexo pode fazer isto.
F) Deus fez o ato sexual "... e se UNE a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gn 2.24b). Deus não está falando simplesmente de o casal estar juntos. Mais do que isto, está falando do ato sexual. Unir com uma mulher é diferente de unir-se à SUA mulher. Não foi o homem quem inventou o ato sexual, foi Deus quem projetou a forma do homem se unir a uma mulher e resultar nisto uma só carne. Deus fez o ato sexual e como tudo que Deus fez, "era bom". O ato sexual é um dos maiores prazeres físicos para o ser humano (homem e mulher) se não for o maior! O ato sexual produz nos casais uma felicidade (orgasmo) única e indescritível. Isto mostra que Deus fez o melhor para o casamento; a melhor companheiro(a), a melhor atração, o melhor prazer, a melhor forma de multiplicação.
G) Deus fez a nudez "... o homem e sua mulher estavam nus, e não se envergonhavam" (Gn 2.25b). Inconscientemente nós imaginamos que Deus fez o homem vestido e pensamos na nudez como pecado. Curioso observar que a nudez não causa excitação e sim vergonha! O que causa excitação é a semi-nudez! "Deus fez o corpo para ser exposto e não para ser encoberto". O homem possui um corpo bonito por suas qualidades de força, músculos se combinam para dar anatomia perfeita. O corpo da mulher é diferente, possui qualidade de fragilidade, singeleza e beleza. Sua forma e suas linhas são diferentes do corpo masculino. O pecado não mudou isto; é difícil explicar qual é esta "VERGONHA". A mulher não se admira do corpo do homem porque ele não foi feito para isto, porém o homem é atraído pelo corpo nu da mulher, porque ele foi feito para agradar o homem. Deus fez a nudez, para o homem ser atraído pela mulher. Não fosse a queda, todos viveríamos nus (Gn 3:7). O casal normalmente não se envergonha quando está junto e nu. Pode perfeitamente, tomar banho juntos sem ficar excitado. Na verdade é um mistério que só temos vergonha dos órgãos sexuais e não do nosso corpo, e que Deus colocou-os em lugar bem protegido e escondido no nosso corpo, e que sendo desonrosos, Deus os revestiu de maior importância (são órgãos de prazer e reprodução). O livro de Cantares mostra a pureza e a beleza do sexo e do plano de Deus para o casal.
H) Deus fez o sexo (SL 139.13) Procuramos mostrar que Deus fez o sexo antes da queda do homem, para tirar o conceito de muitos de que sexo é pecado. Muitos pais não conversam sobre sexo com seus filhos pensando que eles já sabem tudo. Outros por ignorância do assunto, por não saberem o que falar, nem como falar. Infelizmente este assunto não é tratado nos lares, e igrejas, pois,
11
Educação Sexual
no fundo todos têm o conceito de que Satanás foi quem inventou o sexo; isto é coisa feia, suja e envolta em pecado. Isto é transmitido de geração em geração. 2°) A SANTIDADE DO SEXO
A) Os santos (homens e mulheres) têm necessidades sexuais idênticas e definidas. Sexo não é prerrogativa do homem, sendo a sua esposa apenas submissa, passiva, acomodada e silenciosa. Isso viola a natureza, pois, ao contrário do que muitos podem pensar, ICoríntios 7.3a "o marido cumpra o dever conjugal para com a esposa",
B) A responsabilidade do marido é satisfazer as necessidades emocionais, sexuais e espirituais da sua esposa, e vice-versa. É uma experiência solidária.
C) A satisfação das necessidades sexuais dos santos não entra em conflito com a piedade da vida espiritual. Pelo contrário, vida sexual equilibrada é boa mordomia. Paulo fala, mesmo, em oração no seu comentário sobre esse importante tema: ICorintios 7.5-6 "não vos recuseis um ao outro a não ser de comum acordo e por algum tempo, para que vos entregueis à oração, depois disto voltai a unir-vos, a fim de que satanás não vos tente mediante a vossa incontinência".
D) É recomendável e altamente conveniente ver com os olhos do outro, pensar com a cabeça do outro. O marido precisa entender o que se passa no coração, cabeça e corpo da sua mulher quanto ao sexo, e ela, por seu lado, necessita compreender que significado tem o sexo para seu esposo. Mulheres que se queixam de que os maridos só pensam em sexo, muitas vezes espelham problemas como a não apreciação das relações, ou a não compreensão das necessidades de seu esposo, ou, ainda, a preocupação mais com elas mesmas que com o bem-estar do casal.
3º) VAMOS ENTENDER O QUE SIGNIFICA PARA O HOMEM E PARA A MULHER
A) O ato sexual é importante porque aproxima o casal e os coloca dentro da vontade de Deus. Deus colocou este sentimento em nós, portanto pecado não pode ser. O instinto sexual no homem é constante, o que significa que ele não precisa de muito estímulo para ficar preparado.
B) F) É importante porque satisfaz o senso de feminilidade da esposa. É preciso entender o coração da mulher que quer ser amada, vista e sentida como mulher. De fato, as mulheres mais frustradas do mundo são as que abafam sua feminilidade, o que não pode acontecer com uma santa filha de Deus. Uma esposa vai além de mãe e dona de casa: é parceira sexual do marido. Se o ato conjugal não for bom para ela, será muito difícil ter sucesso como mãe e dona de casa.
C) E importante o ato sexual para o marido porque faz aumentar o amor pela esposa, reduz as tensões no lar e proporciona uma experiência emocional ímpar.
12
Educação Sexual
D) Para a esposa dá segurança quanto ao amor do companheiro: amor de companhia, de compaixão e de romance. 4º)VISÃO BÍBLICA
A) Sexo e reprodução foram ordenados por Deus, e nada têm de pecaminoso (Ct 1.28). Ora, o casamento (e o consequente ato sexual) é aprovado pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo. O Pai o estabelece em Gênesis 1.28; o Filho dele fala em Mateus 19.5, e o Espírito Santo pela inspiração de Hebreus 13.4 " Venerado seja entre todos, o matrimonio e o leito sem mácula", fala com extrema clareza do santo sexo, pois que a palavra "leito" que nele aparece é em grego koite, da mesma raiz da palavra latina coitus, descritiva do ato sexual.
B) A Bíblia condena, no entanto, o abuso sexual, chamando-o de "fornicação" (sexo entre solteiros) e "prostituição" (sexo pago) e adultério (sexo fora do casamento). Deus criou a sexualidade e colocou os instintos em nós, não para nossa tortura, mas para a satisfação do casal em santidade e senso de realização. Como é significativo o uso da palavra "conhecer" ( yadaem hebraico) para designar o ato sexual (cf. Gn 4.1; Mt 1.25). O ato sexual é o conhecimento mais íntimo que se pode ter de uma pessoa. Mas é um ato santo, reservado, sagrado, pessoal, íntimo. O Cântico dos Cânticos é incrivelmente franco sobre o assunto (Ct 2.3-17; 4.1-7).
C) Provérbios 5.18 "Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como cerva amorosa, e gazela graciosa, saciem-te os seus seios em todo o tempo, e pelo seu amor sê atraído perpetuamente". Esse texto fala de prazer total, e não só para reprodução. Por outro lado, Deus não planejou um sexo pervertido, barateado, comercializado como vem acontecendo em outros lugares. Deus planejou um sexo santo que fica melhor com o tempo, com o casal mais amadurecido no amor e nas artes amorosas.
5°) DIFICULDADES SEXUAIS
A) Conflitos sexuais são criados por mil e duas razões. Reservamo-nos algumas poucas:
l - Problemas no namoro e no noivado trazido para o casamento. Os antigos já diziam que "o que começa errado termina errado".
2 - Conflitos na lua-de-mel. Ou será na "lua-de-fel"? Uma senhora que teve péssima experiência na lua-de-mel com um marido vinte anos mais velho dizia que "o casamento é a legalização do estupro".
3 - Traumas de infância. A esposa evita carícias, tem horror até em pensar, o ato sexual é um martírio. Aliás, convém lembrar que ninguém está só, mas talvez seja necessário buscar ajuda com irmãos maduros e confiáveis.
4 - Sexo sem amor. O amor é uma atitude mental e emocional, e o sexo é uma entre muitas expressões dessa atitude. Sexo sem amor equivale a uma vida de miséria.
13
Educação Sexual
5 - Falha em bem aproveitar os jogos amorosos. Falta de sabedoria em preparar a esposa para o ato consequente. Muitas vezes ignorância sobre as preliminares.
6 - Coisas de que um não gosta no outro. Ideias, hábitos, sentimentos de competição. E quando o marido chega, e encontra em vez da esposa, um espantalho? Rolinhos no cabelo, desarrumada pensando que com isso sensibiliza o marido? Pouca higiene, falta de asseio adequado. Cuidado com os odores. Uma coisa é o cheiro do corpo masculino ou feminino estimulantes das funções sexuais, outra é cheiro de suor e mau hálito. Dentro de certos parâmetros o odor pode ser um estimulante sexual, qualquer sexólogo ou terapeuta o reconhece e pode informar.
7 - Conflitos em outras áreas: diferença acentuada de idade ou de nível acadêmico; comparações com a mãe, com o pai, com o irmão, etc.
6º) QUAL O CAMINHO? A) Pense mais em qualidade que em quantidade de relações sexuais; pense em integralidade do sexo, e, sobretudo, que o amor é uma extraordinária fonte de poder nas adversidades e dificuldades da vida.
B) Sem receio de ser mal compreendido, a experiência do ato sexual, do santo sexo discreto, reservado e exclusivo, pode ser comparada à da oração em Mateus 6.6:"Entra no teu quarto, fecha a porta... "Resultado: "...te recompensará".
C) A relação sexual envolve não apenas nosso corpo, mas é uma experiência que envolve corpo alma e espírito.
7°) DIFERENÇAS ENTRE HOMEM E MULHER
A) Existe uma enorme diferença entre um homem e uma mulher. Entender essas diferenças ajuda a resolver muitas frustrações causadas pelo desconhecimento do sexo oposto. Homem e mulher não só comunicam-se diferentemente, mas eles pensam, sentem, percebem, reagem, amam, necessitam e apreciam diferentemente. Muitas vezes parece que falam línguas diferentes.
B) O homem é um ser racional e a mulher um ser emocional. Na verdade o homem é um ser emocional, tanto quanto a mulher, mas, na maioria das vezes, deixa a razão guiar suas atitudes. Logo, a mulher é um ser racional tanto quanto o homem, mas, na maioria das vezes permite que as emoções controlem o seu dia-a-dia.
8°) DIFERENÇAS QUANTO ESTÍMULO SEXUAL A) O homem é estimulado principalmente pela visão. Apenas um olhar é suficiente para que tudo comece acontecer. Mesmo que o homem nem esteja pensando em sexo, uma rápida olhada, um pequeno gesto ou um pequeno descuido da mulher ao sentar-se, já basta para excitá-lo.
14
Educação Sexual
B) Enquanto que o olhar é o principal "gatilho" desencadeador do processo sexual no homem, a mulher é estimulada por diversas maneiras.
1 - O TATO A mulher é estimulada pelo tato. Ela precisa ser tocada e acariciada para que o processo de excitação sexual se inicie. Para ela não basta ver. O homem deve então descobrir as partes erógenas da mulher, que são as áreas do corpo mais sensíveis ao toque e que proporcionem prazer. A nuca, o joelho, as áreas em torno das axilas, as coxas, as orelhas, a ponta dos dedos, o pescoço, o umbigo, o clitóris, os cabelos, os seios, são alguns exemplos destas áreas. Os Cantares de Salomão descrevem com clareza e poesia essas áreas. Ct 4.1-7 "Eis que és formosa, amada minha, eis que é formosa. Os teus olhos são como os da pomba entre as tuas tranças. O teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade. Os teus dentes são como rebanho de ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas. v.3 Os teus lábios são como um fio de escarlata, e o teu falar é doce, a tua fronte é qual pedaço de romã entre as tuas tranças. O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para pendurar armas. Mil escudos pendem dela, todos broqueis de valorosos. Os teus dois peitos são como dois filhos gêmeos de gazela que se apascentam entre os lírios. Antes que refresque o dia, e caiam as sombras, irei ao monte da mirra e ao outeiro de incenso. Tu és toda formosa, amada minha, e em ti não há mancha".
2 - A AUDIÇÃO Além do tato, a mulher é estimulada pela audição. Uma palavra romântica, de carinho faz com que a mulher comece a pensar na possibilidade da relação sexual e aciona o processo de excitamento. Existem algumas frases que a mulher jamais se cansa de ouvir: "Você está linda! Esta roupa fica muito bem em você! Seu cabelo desse jeito me deixa louco! Eu te amo!" A mulher é movida por elogios. Pelo ouvir, o processo a levará à entrega e à relação sexual se dá início. Do mesmo modo, palavras agressivas devem ser completamente abandonadas no relacionamento a dois.
3 - O OLFATO O olfato é outro sentido que deve ser levado em consideração no estímulo sexual. O discreto perfume do marido excita a mulher e a leva ao desejo. Em contrapartida o mau hálito, o odor malcheiroso das axilas, e o chulé são bloqueadores e inibidores de uma vida sexual plena. As regras de higiene jamais devem ser esquecidas.
4 - O MEIO AMBIENTE O homem, na maioria das vezes, não se importa quanto ao local ou a hora. Tanto faz se acontece na cama ou no sofá, no quarto ou no banheiro, deitado ou em pé, se demora
15
Educação Sexual
ou se é rapidinho, em qualquer lugar e a qualquer hora está bem para ele. A mulher, por sua vez, é influenciada pelo meio ambiente. Luz de velas ou abajur, cortinas, flores, música, lençóis macios e limpos, barba feita e banho tomado, camisolas e pijamas limpos, porta fechada e crianças dormindo, são alguns fatores que influenciarão positiva ou negativamente a mulher. Algumas chegam a fazer sexo rapidinho, sem se importar em atingir o orgasmo, como que para se livrar do marido, com medo do filho que dorme ao lado acordar ou entrar no quarto, quando este não tem porta. Estas situações inibem a mulher e lhe roubam o desempenho sexual.
5 - EMOÇÕES Como ser emocional, a mulher é estimulada também pelas emoções. Para ela não basta apenas receber um beijo interessado no fim do dia, ou um elogio mecânico e programado. Ela precisa estar completamente bem, emocionalmente falando, para que a relação tenha a sua participação efetiva. As ansiedades provocadas pelos filhos, por um marido alheio e insensível, pela solidão do dia-a-dia dentro de casa e pelas pressões financeiras, criam barreiras emocionais na relação sexual. A emoção é um fator determinante no desempenho sexual da mulher. Gritos, reclamações, cobranças, mágoas, e agressões são incompatíveis com o prazer sexual da mulher. Existem pessoas que brigam o tempo todo e querem encontrar, no esposo(a), um amante perfeito à noite. A frigidez pode tornar-se crônica depois de anos de opressão psicológica, abusos, silêncio, amargura e tirania.
6 - TEMPO Outro fator na estimulação feminina é o tempo. Para a mulher a relação que vai acontecer à noite se inicia pela manhã. O olhar amoroso do marido ao beijá-la desejando-lhe bom dia envia uma mensagem subliminar à esposa. O riso espontâneo e feliz de dois apaixonados convida e prepara a mulher para o relacionamento sexual. O homem só precisa um minuto para estar pronto. Logo, o marido deve estimular a esposa vagarosa e demoradamente. Assim, pouco a pouco ela vai se abrindo ao amor. O organismo produz um líquido que vai lubrificando a mulher para evitar dores desnecessárias. A pressa e a ausência das carícias preparatórias fazem com que a relação se torne penosa e insatisfatória para ela. Quando assim acontece a mulher certamente não atingirá o clímax. Casais mais velhos devem procurar um médico. Numa certa idade, o líquido lubrificante produzido pelo organismo feminino tende a desaparecer, o que dificulta a relação sexual.
7 - CONSIDERAÇÕES GERAIS Muitas são as diferenças entre homens e mulheres. Problemas podem ser evitados e resolvidos simplesmente conhecendo-se estas diferenças. Assim, as cobranças serão abandonadas pelo entendimento das razões que fazem com que cada pessoa aja como age. Na maioria das vezes elas não são movidas pela desconsideração ou pelo desejo gratuito de ferir, mas pelas diferenças individuais que existem em cada pessoa. O diálogo e a compreensão dão início a um amor maduro, que cresce sobre bases sólidas e saudáveis. Disso resulta um profundo entendimento, que abrirá as portas para uma entrega sem reservas, experimentando-se a beleza, a alegria e a crescente felicidade do sexo sem pecado.
16
Educação Sexual
PERGUNTAS: l - Porque Deus fez o sexo? Como vocês foram ensinados?
Esposo; Esposa;
2 - Porque o ato sexual é importante no casamento?
Vocês têm desfrutado desta benção? Por quê?
3 - Quais são as diferenças entre o homem e a mulher quanto ao estímulo sexual?
(ESPOSA, diga para o seu marido como você gosta de ser estimulada, MARIDO; diga o mesmo e pratiquem esta semana. Que Deus os abençoe.)
4 - Leia o apêndice 2 e responda;
A) Qual o objetivo de Deus ao criar o sexo?
B) O que aconteceu com o primeiro encontro de Adão e Eva? Como foi o de vocês?
C) Deus Condena o prazer sexual? Em sua experiência, vocês sentem condenação, ou sentia? Como?
D) Como é santificado o relacionamento sexual do casal?
COMO ESTA LIÇÃO OS AJUDOU EM SEU RELACIONAMENTO CONJUGAL?
0 Comentários