QUAL É O SEU NOME?
GÊNESIS 32: 22-31
“E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o VAU DE JABOQUE. (...) Jacó, porém ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia.(...) E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se me não abençoares. E disse-lhe: QUAL É O TEU NOME? E ele disse: Jacó. Então disse: Não mais se chamará o teu nome Jacó, mas ISRAEL, pois, como príncipe, lutaste com Deus, com os homens e prevaleceste.(...) E chamou Jacó o nome daquele lugar PENIEL, porque dizia: TENHO VISTO A FACE DE DEUS, e a minha alma foi salva.(...)”
*Vamos retornar um pouco a capítulos anteriores do livro de Gênesis para compreendermos como Jacó chegou até o VAU DE JABOQUE, e o que isso significa para nós cristãos.
O NOME DE JACÓ significa:
“Jacó ou Jacob deriva do latim Jacobus, (...) o nome hebreu significa literalmente ‘aquele que segura pelo calcanhar’. (...) sabe-se que Jacó teria nascido segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú. O mesmo termo poderia também ter o sentido de suplantar (...)”. *Fonte: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacó (nome)
JACÓ suplantou a benção da primogenitura de seu irmão ESAÚ.
Suplantar significa: Por debaixo dos pés; derrubar, prostrar, pisar.
ESAÚ vendeu a sua benção de primogenitura a Jacó por um prato de lentilhas. (Gn 25:24-34)
JACÓ e REBECA enganam Isaque que já não podia ver (Gn 27: 14 – 29). Jacó levou o guisado saboroso feito por sua mãe e levou até seu pai. Sua mãe, para enganar Isaque, colocou em Jacó, “os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho. (...) E com as peles dos cabritos, cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço; (...) Seu pai disse: a voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú.”
ISAQUE ABENÇOOU JACÓ COM A BENÇÃO DA PRIMOGENITURA – Após sentir o cheiro de campo, dos vestidos que eram de Esaú:
“Assim, pois, te dê o Deus, do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto. Sirvam-se povos, e nações se encurvem a ti; sê Senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a t; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem.” (Gn 27:28-29)
*A IMPORTÂNCIA DA PRIMOGENITURA:
No Antigo Testamento, o filho primogênito era o único que herdava tudo o que o pai possuía, e principalmente a benção e promessa de Deus liberada pela palavra emitida da boca do pai.
**A PRIMOGENITURA NO NOVO TESTAMENTO-
“JESUS CRISTO, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra, Aquele que nos ama e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai,(...) - (Ap. 1:5-6).”Nele, digo, em quem também fomos feito HERANÇA (...)”- (Ef.1:11a). “Esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna “ - (I Jo 2:25). “Fomos predestinados para filhos da adoção por Cristo Jesus” a fim de herdarmos a nossa herança(...). “E tendo Nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança(...)” – (Ef. 1: 5a – 13 e 14a). “Pois Deus nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, com também nos elegeu Nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante Dele(...)”- (Ef 1:3-4). * Leia também: Hb 12:16-17 – Devemos cuidar da nossa HERANÇA.
ESAÚ DESCOBRE QUE JACÓ TOMOU A SUA BENÇÃO - Ele propôs em seu coração que mataria seu irmão, após a morte de seu pai. (Gn 27:41). Jacó então é orientado por sua mãe e seu pai, (após ser abençoado), a levantar-se e ir para Padã-Arã, para tomar mulher para si, no meio de sua parentela. ELE FUGIU DE ESAÚ, seu irmão mais velho.
NO CAMINHO, JACÓ TEVE UM SONHO – “Sonhou que havia uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela. E eis que o Senhor estava em cima dela (...)” e falou com Jacó.
*Atitude de Jacó após acordar: levantou-se de MADRUGADA; pegou a pedra que tinha usado como travesseiro e a colocou por COLUNA; e derramou AZEITE em cima dela. E chamou o lugar de BETEL (significa: Casa de Deus). E fez Jacó UM VOTO A DEUS. (Gn 28:18-22).
**Qual tem sido a sua atitude diante da manifestação da presença de Deus? Você tem se levantado de madrugada para oferecer a sua vida como coluna (sacrifício de louvor) a Deus? (Pv 8:17) - O azeite (óleo- unção do Espírito Santo) tem sido derramado sobre ti? Qual tem sido o seu propósito em consagração a Deus? (Ec 5:4-5)
JACÓ ENCONTROU RAQUEL - foi enganado por seu sogro Labão; ele serviu trabalhando para seu sogro catorze anos, por amor a Raquel. CASOU-SE com as duas irmãs...teve 12 filhos e uma filha; e Deus prosperou a sua vida. “Ele teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos, e jumentos.”- (Gn 29e 30).
DEUS MANDA JACÓ RETORNAR Á TERRA DOS SEUS PAIS – “Torna-te à tua terra, e a tua parentela, e far-te-ei bem”.
**Deus nos faz retornar ao passado quando é necessário ajustar, para mostrar que somos nova criatura em Cristo Jesus.
- Jacó teve MEDO; embora fosse promessa de Deus em abençoá-lo e guardá-lo por onde quer que fosse. “E te farei tornar a esta terra...”. Deus o prometera desde o dia em que Jacó viu a escada dos céus e fez a coluna de Betel com a pedra na qual usou como travesseiro; e também fez o VOTO de que se o Senhor Deus o abençoasse, o guardasse e em paz o fizesse retornar à casa de seus pais, ele entregaria o dízimo e diria que: O Senhor é o meu Deus.
O RETORNO DE JACÓ:
- Quando Jacó partiu de sua terra, Deus o visitou em sonho. (Gn 28:13-15). E quando retornou novamente teve a visitação de Deus. Ele encontrou os anjos de Deus e chamou o lugar de MAANAIM (em hebraico, significa: dois campos). (Gn 32)
- Em obediência a ordenança de Deus, Jacó decidiu voltar à terra de seus pais. Ele então envia mensageiros a Esaú, e também presentes.
- JACÓ TEMEU muito e se angustiou, quando soube que seu irmão aceitara lhe reencontrar, vindo ao seu encontro com seus quatrocentos homens. Ele então CLAMOU A DEUS: “Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão...” (v.11).
- FALTAVA-LHE FÉ - Pois grandes coisas Deus já tinha feito. Embora ele não se esquecesse da promessa de Deus: “Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que pela multidão não se pode contar.”
** O tempo da promessa – Não importa o tempo que levar para se cumprir a promessa de Deus em sua vida. Seja fiel e verás !!!
- ESTRATÉGIA DE JACÓ: enviou na frente, através de seus servos, presentes a Esaú; e passou a noite no arraial. (*presentes – atitudes da velha natureza – forma de bajular para conquistar a confiança).
E NAQUELA MESMA NOITE... “tomou suas duas mulheres e suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque.” Fez passar também tudo o que tinha.
JACÓ, PORÉM FICOU SÓ NO VAU DE JABOQUE – (...) “E lutou com ele um homem, até que a alva subiu.”
**Vau de Jaboque – ribeiro: “lugar de travessia”.
- JACÓ, diferente de Esaú, valorizava a benção de Deus e por isso lutou com o anjo do Senhor (*Cristo antes de sua encarnação) incessantemente, até que Ele o abençoou. “(...) Não te deixarei ir se não me abençoares.” Sua perseverança o levou a ser marcado pelo anjo (sua juntura da coxa se deslocou).
QUAL É O TEU NOME? - disse o anjo. E ele disse: JACÓ.
- “NÃO TE CHAMARÁS MAIS JACÓ (significa: aquele que agarra pelo calcanhar), MAS ISRAEL (significa: Príncipe de Deus – aquele que luta com Deus); pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” – (v.28)
*JACÓ teve LUTAS por toda a sua vida: lutou com Esaú, seu irmão em seu nascimento (Gn 25:27); lutou com seu pai (Gn27); com seu sogro (Gn 29-31); com suas esposas (Gn 30) e com Deus no vau de Jaboque, e seu nome foi trocado (Gn 32:28), E ISRAEL FOI ABENÇOADO POR DEUS.
**VAU DE JABOQUE – é lugar de tratamento de caráter. Lugar de ficar a sós com Deus; lugar de confronto e submissão; lugar de se render à vontade de Deus. É lugar de receber o “selo - marca” da promessa para um novo caminhar com Deus. O “Vau de Jaboque “ é lugar de luta pessoal, entre você e o Senhor; lugar onde Deus transforma a maldição em benção. É PENIEL: local de “VER DEUS FACE A FACE e sua alma ser salva”; é lugar de mudança de vida e TROCA DE NOME.
UM NOVO CICLO Israel passou a vivenciar após passar pelo vau de Jaboque.
*Durante o período entre a saída da sua terra até o seu retorno, ao encontro com seu irmão Esaú, Deus abençoou Jacó e também tratou com o seu caráter, levando-o a ser um homem humilde, um pai dedicado e obediente a voz de Deus. Jacó aprendeu a ouvir a voz de Deus, buscando-o em oração. Porém, era necessário realizar um concerto com seu irmão - RECONCILIAÇÃO.
“Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que tivestes com teu servo (...)” – (Gn 32:10)
**Muitas pessoas, que se dizem cristãos, ainda não passaram pelo “vau de Jaboque” (espiritual). Pois não querem renunciar uma vida pecaminosa de prazer carnal; de idolatria ao seu próprio ego. Ainda não se deixaram ser conduzidos pelo Espírito Santo da verdade. E somente a sós com Deus, na intimidade com Ele, é que podemos verdadeiramente vencer. É necessário termos A MARCA DE CRISTO JESUS – o sangue Dele nos dá proteção, autoridade e poder contra as ciladas do diabo.
**QUAL É O TEU NOME?
VOCÊ JÁ TEVE UM ENCONTRO COM DEUS FACE A FACE?
SUA VIDA FOI MUDADA?
SEU NOME FOI TROCADO?
Desejo que o nosso Deus, o DEUS DE ISRAEL, possa te conduzir em todas as suas decisões. Que você seja COLUNA na obra de Deus e cheio do ÓLEO do Espírito Santo. E que você cumpra seus votos feitos a Ele. E assim... que em todos os dias de sua vida, você possa dizer: O SENHOR É O MEU DEUS.
Pra Uleidice Rocha
GÊNESIS 32: 22-31
“E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o VAU DE JABOQUE. (...) Jacó, porém ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia.(...) E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se me não abençoares. E disse-lhe: QUAL É O TEU NOME? E ele disse: Jacó. Então disse: Não mais se chamará o teu nome Jacó, mas ISRAEL, pois, como príncipe, lutaste com Deus, com os homens e prevaleceste.(...) E chamou Jacó o nome daquele lugar PENIEL, porque dizia: TENHO VISTO A FACE DE DEUS, e a minha alma foi salva.(...)”
*Vamos retornar um pouco a capítulos anteriores do livro de Gênesis para compreendermos como Jacó chegou até o VAU DE JABOQUE, e o que isso significa para nós cristãos.
O NOME DE JACÓ significa:
“Jacó ou Jacob deriva do latim Jacobus, (...) o nome hebreu significa literalmente ‘aquele que segura pelo calcanhar’. (...) sabe-se que Jacó teria nascido segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú. O mesmo termo poderia também ter o sentido de suplantar (...)”. *Fonte: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacó (nome)
JACÓ suplantou a benção da primogenitura de seu irmão ESAÚ.
Suplantar significa: Por debaixo dos pés; derrubar, prostrar, pisar.
ESAÚ vendeu a sua benção de primogenitura a Jacó por um prato de lentilhas. (Gn 25:24-34)
JACÓ e REBECA enganam Isaque que já não podia ver (Gn 27: 14 – 29). Jacó levou o guisado saboroso feito por sua mãe e levou até seu pai. Sua mãe, para enganar Isaque, colocou em Jacó, “os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho. (...) E com as peles dos cabritos, cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço; (...) Seu pai disse: a voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú.”
ISAQUE ABENÇOOU JACÓ COM A BENÇÃO DA PRIMOGENITURA – Após sentir o cheiro de campo, dos vestidos que eram de Esaú:
“Assim, pois, te dê o Deus, do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto. Sirvam-se povos, e nações se encurvem a ti; sê Senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a t; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem.” (Gn 27:28-29)
*A IMPORTÂNCIA DA PRIMOGENITURA:
No Antigo Testamento, o filho primogênito era o único que herdava tudo o que o pai possuía, e principalmente a benção e promessa de Deus liberada pela palavra emitida da boca do pai.
**A PRIMOGENITURA NO NOVO TESTAMENTO-
“JESUS CRISTO, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra, Aquele que nos ama e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai,(...) - (Ap. 1:5-6).”Nele, digo, em quem também fomos feito HERANÇA (...)”- (Ef.1:11a). “Esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna “ - (I Jo 2:25). “Fomos predestinados para filhos da adoção por Cristo Jesus” a fim de herdarmos a nossa herança(...). “E tendo Nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança(...)” – (Ef. 1: 5a – 13 e 14a). “Pois Deus nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, com também nos elegeu Nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante Dele(...)”- (Ef 1:3-4). * Leia também: Hb 12:16-17 – Devemos cuidar da nossa HERANÇA.
ESAÚ DESCOBRE QUE JACÓ TOMOU A SUA BENÇÃO - Ele propôs em seu coração que mataria seu irmão, após a morte de seu pai. (Gn 27:41). Jacó então é orientado por sua mãe e seu pai, (após ser abençoado), a levantar-se e ir para Padã-Arã, para tomar mulher para si, no meio de sua parentela. ELE FUGIU DE ESAÚ, seu irmão mais velho.
NO CAMINHO, JACÓ TEVE UM SONHO – “Sonhou que havia uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela. E eis que o Senhor estava em cima dela (...)” e falou com Jacó.
*Atitude de Jacó após acordar: levantou-se de MADRUGADA; pegou a pedra que tinha usado como travesseiro e a colocou por COLUNA; e derramou AZEITE em cima dela. E chamou o lugar de BETEL (significa: Casa de Deus). E fez Jacó UM VOTO A DEUS. (Gn 28:18-22).
**Qual tem sido a sua atitude diante da manifestação da presença de Deus? Você tem se levantado de madrugada para oferecer a sua vida como coluna (sacrifício de louvor) a Deus? (Pv 8:17) - O azeite (óleo- unção do Espírito Santo) tem sido derramado sobre ti? Qual tem sido o seu propósito em consagração a Deus? (Ec 5:4-5)
JACÓ ENCONTROU RAQUEL - foi enganado por seu sogro Labão; ele serviu trabalhando para seu sogro catorze anos, por amor a Raquel. CASOU-SE com as duas irmãs...teve 12 filhos e uma filha; e Deus prosperou a sua vida. “Ele teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos, e jumentos.”- (Gn 29e 30).
DEUS MANDA JACÓ RETORNAR Á TERRA DOS SEUS PAIS – “Torna-te à tua terra, e a tua parentela, e far-te-ei bem”.
**Deus nos faz retornar ao passado quando é necessário ajustar, para mostrar que somos nova criatura em Cristo Jesus.
- Jacó teve MEDO; embora fosse promessa de Deus em abençoá-lo e guardá-lo por onde quer que fosse. “E te farei tornar a esta terra...”. Deus o prometera desde o dia em que Jacó viu a escada dos céus e fez a coluna de Betel com a pedra na qual usou como travesseiro; e também fez o VOTO de que se o Senhor Deus o abençoasse, o guardasse e em paz o fizesse retornar à casa de seus pais, ele entregaria o dízimo e diria que: O Senhor é o meu Deus.
O RETORNO DE JACÓ:
- Quando Jacó partiu de sua terra, Deus o visitou em sonho. (Gn 28:13-15). E quando retornou novamente teve a visitação de Deus. Ele encontrou os anjos de Deus e chamou o lugar de MAANAIM (em hebraico, significa: dois campos). (Gn 32)
- Em obediência a ordenança de Deus, Jacó decidiu voltar à terra de seus pais. Ele então envia mensageiros a Esaú, e também presentes.
- JACÓ TEMEU muito e se angustiou, quando soube que seu irmão aceitara lhe reencontrar, vindo ao seu encontro com seus quatrocentos homens. Ele então CLAMOU A DEUS: “Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão...” (v.11).
- FALTAVA-LHE FÉ - Pois grandes coisas Deus já tinha feito. Embora ele não se esquecesse da promessa de Deus: “Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que pela multidão não se pode contar.”
** O tempo da promessa – Não importa o tempo que levar para se cumprir a promessa de Deus em sua vida. Seja fiel e verás !!!
- ESTRATÉGIA DE JACÓ: enviou na frente, através de seus servos, presentes a Esaú; e passou a noite no arraial. (*presentes – atitudes da velha natureza – forma de bajular para conquistar a confiança).
E NAQUELA MESMA NOITE... “tomou suas duas mulheres e suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque.” Fez passar também tudo o que tinha.
JACÓ, PORÉM FICOU SÓ NO VAU DE JABOQUE – (...) “E lutou com ele um homem, até que a alva subiu.”
**Vau de Jaboque – ribeiro: “lugar de travessia”.
- JACÓ, diferente de Esaú, valorizava a benção de Deus e por isso lutou com o anjo do Senhor (*Cristo antes de sua encarnação) incessantemente, até que Ele o abençoou. “(...) Não te deixarei ir se não me abençoares.” Sua perseverança o levou a ser marcado pelo anjo (sua juntura da coxa se deslocou).
QUAL É O TEU NOME? - disse o anjo. E ele disse: JACÓ.
- “NÃO TE CHAMARÁS MAIS JACÓ (significa: aquele que agarra pelo calcanhar), MAS ISRAEL (significa: Príncipe de Deus – aquele que luta com Deus); pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” – (v.28)
*JACÓ teve LUTAS por toda a sua vida: lutou com Esaú, seu irmão em seu nascimento (Gn 25:27); lutou com seu pai (Gn27); com seu sogro (Gn 29-31); com suas esposas (Gn 30) e com Deus no vau de Jaboque, e seu nome foi trocado (Gn 32:28), E ISRAEL FOI ABENÇOADO POR DEUS.
**VAU DE JABOQUE – é lugar de tratamento de caráter. Lugar de ficar a sós com Deus; lugar de confronto e submissão; lugar de se render à vontade de Deus. É lugar de receber o “selo - marca” da promessa para um novo caminhar com Deus. O “Vau de Jaboque “ é lugar de luta pessoal, entre você e o Senhor; lugar onde Deus transforma a maldição em benção. É PENIEL: local de “VER DEUS FACE A FACE e sua alma ser salva”; é lugar de mudança de vida e TROCA DE NOME.
UM NOVO CICLO Israel passou a vivenciar após passar pelo vau de Jaboque.
*Durante o período entre a saída da sua terra até o seu retorno, ao encontro com seu irmão Esaú, Deus abençoou Jacó e também tratou com o seu caráter, levando-o a ser um homem humilde, um pai dedicado e obediente a voz de Deus. Jacó aprendeu a ouvir a voz de Deus, buscando-o em oração. Porém, era necessário realizar um concerto com seu irmão - RECONCILIAÇÃO.
“Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que tivestes com teu servo (...)” – (Gn 32:10)
**Muitas pessoas, que se dizem cristãos, ainda não passaram pelo “vau de Jaboque” (espiritual). Pois não querem renunciar uma vida pecaminosa de prazer carnal; de idolatria ao seu próprio ego. Ainda não se deixaram ser conduzidos pelo Espírito Santo da verdade. E somente a sós com Deus, na intimidade com Ele, é que podemos verdadeiramente vencer. É necessário termos A MARCA DE CRISTO JESUS – o sangue Dele nos dá proteção, autoridade e poder contra as ciladas do diabo.
**QUAL É O TEU NOME?
VOCÊ JÁ TEVE UM ENCONTRO COM DEUS FACE A FACE?
SUA VIDA FOI MUDADA?
SEU NOME FOI TROCADO?
Desejo que o nosso Deus, o DEUS DE ISRAEL, possa te conduzir em todas as suas decisões. Que você seja COLUNA na obra de Deus e cheio do ÓLEO do Espírito Santo. E que você cumpra seus votos feitos a Ele. E assim... que em todos os dias de sua vida, você possa dizer: O SENHOR É O MEU DEUS.
Pra Uleidice Rocha
0 Comentários