Sim, um cristão pode emprestar dinheiro a juros numa ação comercial, se fizer obedecendo à lei e não abusar. A Bíblia não proíbe toda a cobrança de juros mas deixa bem claro que não devemos usar os juros com ganância, para extorquir (Salmos 62:10). Devemos sempre lembrar de ser honestos e generosos.
Se seu irmão está passando necessidade e precisa de um empréstimo, não cobre juros. Isso é aproveitar-se da miséria dos outros e Deus não gosta disso.Emprestar aos amigos deve ser para os ajudar, não para fazer lucro (Levítico 25:35-37).
Leia aqui: o que a Bíblia diz sobre empréstimos?
Um empréstimo comercial é diferente. É um negócio feito com a intenção de beneficiar os dois lados. A pessoa que toma emprestado pode investir o dinheiro naquilo que precisa e a pessoa que empresta ganha uma comissão sobre o dinheiro que eventualmente será devolvido. Cobrar juros é legítimo nessa situação. Ainda assim, é preciso ter cuidado para não abusar. Empréstimos com juros muito elevados acabam sufocando o devedor, em vez de ajudar. Deus não quer que você se enriqueça à custa do sofrimento de outra pessoa (Provérbios 14:31).
Antes de decidir emprestar dinheiro a alguém, com ou sem juros, ore a Deus pedindo sabedoria para fazer a coisa certa. Não deixe o dinheiro se tornar sua primeira prioridade, procure fazer sempre a vontade de Deus. Estude bem cada situação antes de fechar negócio, para evitar problemas (Provérbios 14:15).
0 Comentários