Jesus comemorou Chanuká
O Contexto Judaico do Novo Testamento
A história de Chanuká
A Festa da Dedicação mencionada no Evangelho de João é Chanuká (Hebraico para dedicação: חֲנוּכָּה). Chanuká (celebrado esta semana ao redor do mundo) é uma festa judaica que comemora a dedicação renovada do Templo Sagrado em Jerusalém no período da Revolta dos Macabeus contra o Império Selêucida. Naquela época, o povo judeu vivia sob a opressão do Rei Antíoco IV e práticas pagãs helenistas. Selêucidas requeriam uma assimilação total de todos os aspectos da vida: idioma, artes, estilo de vida - tudo deveria ser de acordo com estilo de vida grego.
Dedicação renovada do Templo
Antíoco até mesmo profanou o Templo: Os altares, os utensílios, a Menorá de ouro, tudo foi profanado. Quando os Macabeus, por milagre, conseguiram afastar os sírios e recuperar o Templo, tinham que limpar e restaurar. Em 167 a.C., o Templo teve sua nova dedicação à glória de Deus e a festa de oito dias, a Festa da Dedicação, foi estabelecida. Aconteceu no dia 25 de Kislev (entre novembro e dezembro), por isso lemos sobre a Festa da Dedicação invernal.
A mesma festa, o mesmo Templo, o mesmo Deus
Surpreendentemente, a menção mais detalhada de Chanuká na Bíblia é encontrada no Novo Testamento! Jesus não só comemorou Chanuká, como o fez no mesmo Templo que teve sua dedicação renovada pelos Macabeus apenas algumas gerações atrás. Em nosso curso, o Contexto Judaico do Novo Testamento, você entenderá os pequenos detalhes dos Evangelhos em seu contexto judaico. Matricule-se já!
0 Comentários