expr:class='data:blog.pageType'>

Wikipedia

Resultados da pesquisa

A Fé do Cego Bartimeu

Texto: Marcos 10:46-52; Deuteronômio 24:12-13 
Introdução: O que é importante para Deus? Quem é importante para Deus? Os seguidores de Jesus estava sofrendo de "visão de túnel" ... uma forma de doença que permite que a pessoa só veja um campo muito limitado de visão. 

Junto vem um homem completamente cego, a próxima etapa após a visão de túnel, e mostra-lhes qual é a verdadeira visão de Deus! 
Quanto "visão de túnel" temos desenvolvido na igreja? Falhamos em ver quem e o que é importante para Deus? 

Quão clara é a nossa visão sobre o que Deus quer, e o que Deus espera de nós? Será que estamos vendo claramente a compaixão de Deus para com os perdidos, ou estamos satisfeitos em ter uma comunidade agradável de santos com a mentalidade de apenas esperando o arrebatamento? Se for esse o caso, estamos sofrendo de uma condição grave chamada "visão de túnel" e devemos aprender de novo o que é importante com essa história de um cego! 

Há um ensino falso sutil que diz que podemos ser evangélicos sem ser evangelísticos. Acreditando que devemos "ir" à igreja ao invés de "sermos" a igreja. 

Às vezes hoje é preciso os candidatos mais improváveis ​​para nos ajudar a ver claramente outra vez qual é a visão de Deus para este mundo. 

A Bíblia nos ensina que Deus valoriza a TODOS, literalmente todos! Nós não somos chamados para focar apenas nos poucos que são como nós, que somos salvos e fazem o bem; somos chamados para salvar o perdido! 

I. Bartimeu - O Homem. Marcos 10:46-48

A. Sem Nome! Marcos 10:46 
1. Esse cego estava à margem da sociedade pela cultura judaica do primeiro século. Ele vivia nos portões da cidade fora de Jericó, uma cidade cerca de 15 milhas ao nordeste de Jerusalém. 
a. A "cidade velha" de Jericó nos dias de Jesus era muito desolada, por isso pode ter sido na área perto da cidade de Jericó mais recente ao sul da cidade antiga. Herodes construiu uma cidade nova ao sul da idade. 
b. Os portões da cidade eram o ponto de encontro normal para mendigos, cegos, indigentes - ali eles poderiam pegar as pessoas que viajam em ambas as direções e pedir esmolas e ajuda prática. 
2. É importante entender que as viagens de Jesus incluindo essa, era cercado por uma grande multidão de seguidores. (Marcos 10:46) 
a. Teria sido fácil evitar ou esquecer esses mendigos com esta grande multidão ao seu redor. 
b. Jesus estava em uma missão - a multidão estava com ele na missão também ... e a missão da multidão não se referia a esses excluídos. 
c. Às vezes a igreja se esquece das pessoas à margem da sociedade! 
3. Tão insignificante era esse homem que ele nem sequer tinha nome! 
a. "Bartimeu" NÃO é o seu nome, era a sua identidade! "BAR", significa "Filho de" e "Timeu" significa "o imundo!" (Timeu poderia ter sido o nome do pai, mas o significado desse nome era "o impuro") 
b. Daí a combinação: BAR-TIMEU (aramaico) significa literalmente, "Filho do imundo" 
c. Já era ruim o suficiente o fato de que ele era cego, mas ele era o "filho do imundo" também! Isso o coloca no fundo do barril culturalmente. 
4. Embora cego, viu claramente quem era Jesus
5. Me pergunto quantas pessoas hoje estão tentando desesperadamente encontrar Jesus, eles sentem a sua necessidade real - mas eles ficam confusas porque nós discípulos tentamos empurrá-las para o lado? 
a. Se este mundo vai ser alcançado, estou convencido de que isso deve ser feito por homens e mulheres de talento médio. Afinal de contas, há relativamente poucas pessoas no mundo que têm grandes talentos. 
6. Sua visão era melhor do que a dos discípulos! E, ele não estava apenas atrás de dinheiro para ajuda; ele queria algo melhor do que apenas dinheiro! 

B. Sem Hesitação! Marcos 10:47 
1. Este homem cego não hesitou em clamar a Jesus! Na verdade, ele parecia desesperado para obter a atenção de Jesus. 
2. Isso não ia ser fácil, com uma enorme multidão ao redor de Jesus, e os seguidores de Jesus aqui não estavam interessados nesses indesejados minoritários nos bastidores! Afinal, eles estavam em uma missão seguindo a Jesus! 
a. E nós hoje? Como é que nós, como igreja alcançamos aqueles diferentes de nós? Será que estamos desconfortáveis com as suas desvantagens? 
b. Oh sim, estamos em uma missão também, seguindo a Jesus - e às vezes a nossa multidão de belos discípulos não estão interessados nos desamparados das minorias, à margem de nossa sociedade também! 
c. Claro, depois de um tempo nos esquecemos o quão desprezível nós éramos! 
3. Bartimeu só estava interessado em uma coisa - receber a atenção de Jesus! 
a. É evidente no versículo seguinte que houve tentativas literais para calá-lo, para acalmá-lo, para empurrá-lo de lado! 
b. Será que estamos tentando fazer isso hoje, com os excluídos da nossa sociedade, nós estamos seriamente ignorando os pecadores em nossa cultura, porque eles nos fazem sentir desconfortáveis, e nós não gostamos de seus estilos de vida ou valores? 
4. Ele gritou repetidas vezes: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" 
a. O "filho do imundo" apela para o "filho do bem-amado" (o significado do nome "Davi"). Em certo sentido eles eram polos opostos - o filho do imundo clamando por misericórdia do filho do puro! 
b. Seu grito não era por igualdade, era por misericórdia! 
c. Deus NUNCA ignora o grito de um coração humilde! 
1) Infelizmente, depois de seguir Jesus durante um tempo a grande multidão de discípulos haviam perdido a humildade original de quando eles começaram a seguir Jesus! 
2) Assim, eles ficaram incomodados por esse cego Bartimeu e seus gritos de socorro. 
3) Isto estava bagunçando a programação e a missão deles! (Será? A missão deles? Eles só estavam viajando do ponto "A" ao ponto "B"?) 
5. Esta era a chance de Bartimeu obter a atenção de Jesus! 

C. Sem Compaixão! Marcos 10:48 
1. A multidão de seguidores de Jesus repreendia Bartimeu por clamar a Jesus - você pode acreditar nisso? 
a. No entanto, eu me pergunto se não fazemos isso hoje em nossa cultura, estamos repreendendo o tipo de pecadores que não gostamos e nos incomoda! 
b. Talvez em vez de repreender todos aqueles pecadores terríveis em nossa cultura, devemos ajudá-los a vir a Jesus! 
c. Afinal, é o trabalho de Jesus limpá-los, não o nosso trabalho! 
2. Quão radical a igreja tem que ser hoje, a fim de realmente trazer os membros menos desejáveis da nossa cultura para Jesus? 
3. Esses seguidores de Jesus ficaram chateado pelos constantes gritos de Bartimeu por atenção, estamos incomodados por aqueles que hoje estão constantemente gritando por atenção? Será que gostaríamos que eles pudessem simplesmente sentar pelos lados de nossa cultura e continuar apenas implorando enquanto nós passamos por eles e, portanto, não lidamos com quem eles são? É mais fácil ignorá-los e realmente esperar que eles obtenham o que merecem. 
4. Quanto mais eles pressionavam Bartimeu para "calar a boca" mais ele gritava. Talvez devêssemos aprender com isso, quanto mais a igreja tenta silenciar os destituídos da nossa própria identidade cultural, mais alto eles podem clamar! 
5. Então, ao invés de tentar calá-los, talvez devêssemos leva-los até Jesus por compaixão! 

II. Jesus – O Salvador. Marcos 10:49-52

A. Sem porta fechada! Marcos 10:49 
1. Jesus parou imediatamente e disse: "Chamai-o!" 
a. A reação de Jesus foi muito diferente da reação da multidão de seguidores. Sua resposta foi imediata e clara - "Chame-o!" 
b. Afinal, esta era a missão de Jesus! Ele veio buscar e salvar o que estava perdido! 
c. E não esqueçamos, que essa ainda é a missão da Igreja! 
d. Ser um seguidor de Jesus não é apenas sobre ser confortável, feliz ou realizado – trata se de ministrar aos perdidos! 
2. Qualquer igreja que não faz missões não deveria existir! 
a. Missão local 
b. Missão Estrangeiras (Mundo) 
3. Aparentemente, a multidão de seguidores de Jesus, neste ponto, finalmente entendeu a mensagem, observe a nova resposta deles ao cego, "tem bom animo! Levanta-te! Ele te chama". 
4. Sério? Eles mudaram rapidamente! O interessante é que quando Jesus ignora a indiferença hipócrita a esse homem cego eles mudam imediatamente de opinião! 
a. Agora eles estão dizendo ao cego para "ter bom animo!" Eu me pergunto se eles de repente perceberam que estavam fora de sintonia com as preocupações de Jesus neste momento. 
b. Em certo sentido, esta era uma repreensão de Jesus para eles! Ele estava mostrando a eles que eles estavam errados ignorando este homem em necessidade, eles tinham esquecido o que eles representavam. 
5. Pelo menos eles responderam positivamente após a repreensão de Jesus! 
a. Enquanto Jesus estava feliz por viajar com todos os seus seguidores, Ele não estava disposto a ignorar uma alma perdida clamando a Ele. 
b. Este foi um momento poderoso como uma lição para todos aqueles que lhe seguia. 

B. Sem dúvidas! Marcos 10:50; Deuteronômio 24:12-13 
1. Observe que Bartimeu salta imediatamente sobre seus pés e "joga sua capa para o lado ..." 
a. Isso é mais importante do que parece na superfície. A capa dos pobres era o artigo mais importante. Era o seu calor à noite, o seu literal "cobertor de segurança" - um dos seus itens de segurança e ajuda. Literalmente podia ser usado como garantia para um empréstimo ou trabalho. 
b. Tão importante era a capa de uma pessoa pobre que havia restrições na Antiga Aliança sobre tirar deles a capa. Observe em Deuteronômio 24:12-13 estas palavras sobre o manto dos pobres: "E se ele for pobre, não te deitarás com o seu penhor; ao pôr do sol, sem falta lhe restituirás a capa, para que durma na sua roupa, e te abençoe; e isso te será justiça diante do Senhor teu Deus". 
c. Assim você pode ver que Bartimeu ao levantar-se e "jogar sua capa para o lado" - foi um ato de fé significativa! Ele estava literalmente jogando fora o seu velho "cobertor de segurança"! Ao jogá-la fora, ele estava abandonando sua antiga segurança; ele estava esperando algo novo de Jesus - isso é a fé! Embora não pudesse ver tudo, o que ele tinha ouvido falar foi o suficiente para justificar sua fé em Jesus, e ele estava pronto para comprometer-se. 
d. Essa ação, em seguida, foi como jogar fora a sua fé no velho e saltar com entusiasmo para abraçar o novo! 
2. Ele se encontra na presença de Jesus! 
a. Este é um lugar muito bom para se estar! 
b. Embora não pudesse ver Jesus - ele se posicionou diante de Jesus. 

C. Sem Trevas! Marcos 10:51-52 
1. Jesus simplesmente pergunta: "Que queres que eu te faça?" 
a. Jesus estava como um laser focado em Bartimeu! 
b. Jesus foi direto ao assunto, Jesus queria que Bartimeu expressasse o que estava em seu coração, o que ele realmente queria. 
c. Jesus não presume que ele só queria o dinheiro como um mendigo. 
2. E a resposta de Bartimeu é tão focada, "Mestre, que eu torne a ver" 
a. Curiosamente, a NIV traduz a palavra grega "Rabi" da palavra real no texto original grego que não é rabino, mas "Raboni" - a palavra "Raboni" só é utilizada duas vezes no NT, aqui e em João 20:16 (Maria gritou isso quando ela reconheceu Jesus). Ela tem uma maior importância como "Raboni" do que simplesmente "mestre", que é o significado comum para "Rabi" - "Raboni", na verdade, é superlativo, e significa “O Grande” Pena que os tradutores perderam isso. 
b. Bartimeu está clamando ao "O Grande" para sua visão ser restaurada! 
c. Ele entendeu quem era Jesus, e com fé pede que sua visão seja restaurada. Ele já havia jogado fora a sua capa de segurança - ele não teria que depender dela, como antes, uma vez que ele estivesse curado! 
3. O que acontece em seguida é incrível, Jesus diz: "VAI – a tua fé te salvou" 
a. Imediatamente ele recebe sua vista
b. MAS - ele não vai embora - em vez disso ele segue Jesus ao longo da estrada! 
c. Será que você queria simplesmente ir embora e deixar Jesus após receber a vista! 
d. CLARO QUE NÃO! Você gostaria de focar esses novos olhos sobre aquele que lhe deu essa visão, e segui-Lo tanto tempo quanto possível! 
4. Bartimeu não queria perder nada que Jesus estava dizendo ou fazendo, então em vez de ir embora, ele segue Jesus ao longo da estrada - sim, ele se junta aos seguidores de Jesus! 
a. Quando seus olhos estão abertos para quem Jesus realmente é, você não vai querer ir a lugar algum! 
b. É por isso que eu não posso entender as pessoas que se dizem cristãos e, não se importa com a igreja, o dízimo, testificar aos outros, buscar o perdido, apoiar missões, ou todas as outras coisas que nós crentes deveriam estar fazendo! 
c. Quando verdadeiramente VEMOS Jesus tudo o que nós queremos fazer é ficar por Ele, e ajudar os outros a encontrá-lo também! 

Conclusão: A história de Bartimeu demonstra a rapidez com que nós, que somos seguidores de Jesus podemos esquecer o que realmente conta em seguir a Jesus! Eles tentaram impedir um mendigo cego de ir a Jesus porque eles estavam ocupados seguindo Jesus. Jesus, entretanto, ouve o grito do cego! Em vez de impedirmos as pessoas de irem a Jesus, devemos fazer tudo o que pudermos para ajudá-las a ir! Como você está fazendo isso? Como a sua igreja está fazendo isso? 

Postar um comentário

0 Comentários