Betânia

Comentarios

Betânia



TUMBA DE LAZARO,EM BETÂNIA
Betânia foi originalmente uma aldeia da antiga Judeia, tradicionalmente identificada com a cidade de al-Eizariya, também chamada Azariyeh ou Lazariyeh  (em árabe, significando "lugar de Lázaro"), na atual Cisjordânia ocupada, onde se encontra a tumba de Lázaro.
Fica a cerca de 3 km a leste da Cidade Velha de Jerusalém e do Monte das Oliveiras.
O nome vem do grego Bethânia, possivelmente a partir do hebraico bét nîyyah, contração de  bét nanîyah significando "casa de Ananias" . Outros significados possíveis são "casa ou lugar dos figos verdes" ou, ainda, "casa dos pobres"[1].
A mais antiga casa atualmente existente em al-Eizariya, uma habitação de 2.000 anos, é tida como tendo sido a casa de Marta e Maria, as irmãs de Lázaro. Trata-se de um local muito popular de peregrinação.
Betânia é mencionada diversas vezes (doze, mais exatamente) na Bíblia, como um local visitado por Jesus Cristo. Seu nome foi dado a diversas outras localidades em todo o mundo, de acordo com as variantes em cada idioma. Nos Estados Unidos por exemplo, várias cidades têm o nome de Bethany.
Há uma outra Betânia bíblica, a Betânia do Além Jordão, que não deve ser confundida com a Betânia próxima a Jerusalém

Betânia no Novo Testamento

  • Estando próximos de Jerusalém, perto de Betfagé e de Betânia, junto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos. (Mc.11/1)
  • Ora Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios. (Jo.11/18)
  • Chegaram a Jerusalém, Jesus entrou no templo e, depois de ter examinado tudo quanto o rodeava, como já era tarde, saiu para Betânia com os doze.
  • Depois afastou-se deles saiu da cidade e foi para Betânia, onde pernoitou.(Mt.21/17)
  • Estava então doente um certo homem, Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. (Jo. 11/1).
  • Depois, levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava, separou-Se deles e elevava-Se ao Céu.(Lc.24/50).
  • Ao aproximar-se de Betfagé, de Betânia, junto do monte chamado das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos… (Lc.19/29).

últimos estudos postados

A Parábola da Dracma Perdida (Lucas 15:8-10)

A Parábola da Dracma Perdida é uma parábola contada por Jesus registrada no Evangelho de (Lucas  5:8-10). Neste estudo bíblico, veremo...