Um cristão pode jogar na loteria?

Comentarios
A Bíblia não aconselha a gastar seu dinheiro de forma irresponsável. Jogar na loteria não é um bom investimento. Cada pessoa pode escolher se vai jogar ou não, mas antes de decidir é bom pensar em algumas coisas:

Por que quero jogar?

Grande parte do problema da loteria é o coração de quem joga. É natural querer mais dinheiro para ter uma vida melhor, sustentar a família e ajudar outras pessoas. Mas cuidado! Mais dinheiro nem sempre é a solução.
Não se deixe dominar pelo desejo por dinheiro. Devemos sempre pôr Deus em primeiro lugar, não o dinheiro. É bom lembrar também que muito dinheiro traz muita responsabilidade e não acaba com todos os problemas (1 Timóteo 6:9-10).
Veja também: jogar baralho é pecado?

Tenho dinheiro para jogar?

A Bíblia ensina que temos uma responsabilidade com a nossa família (1 Timóteo 5:8). Quem ganha dinheiro deve investir esse dinheiro primeiro no cuidado da família. Também devemos ser fiéis no pagamento de nossas dívidas. Só depois podemos pensar em jogar ou não na loteria.
Se jogar na loteria prejudica sua família, não jogue!

Consigo não jogar?

O vício é ruim. Se você não consegue parar de jogar na loteria, fica muito ansioso com o jogo ou está sempre pensando nisso, é sinal que está viciado na loteria. Isso é um problema muito grave. O vício na loteria pode destruir suas finanças, sua alegria e sua família. Não se deixe viciar (1 Coríntios 6:12). Se você já está viciado, procure a ajuda de um pastor ou líder para se libertar.

Quem está lucrando?

Para quem vai o meu dinheiro quando jogo na loteria? Só uma parte pequena vai para o(s) prêmio(s). O resto fica nas mãos dos donos da loteria. Quem são os donos da loteria? O que fazem com o dinheiro? Estou ajudando a sociedade ou uma obra de caridade, ou só fazendo lucro fácil para um pequeno grupo de pessoas? Investigue a loteria antes de jogar.
Leia aqui: o que a Bíblia diz sobre jogos de azar?

Qual é a probabilidade de ganhar?

Na maior parte dos grandes prêmios: praticamente nenhuma. Os prêmios mais pequenos, que são mais prováveis de ganhar, raramente compensam o investimento feito. Jogar na loteria não é um investimento, é só um desperdício. Se você está procurando bons investimentos, poupe dinheiro no banco ou invista num bom negócio.

Pr Paulo Silva

últimos estudos postados

A Parábola da Dracma Perdida (Lucas 15:8-10)

A Parábola da Dracma Perdida é uma parábola contada por Jesus registrada no Evangelho de (Lucas  5:8-10). Neste estudo bíblico, veremo...