expr:class='data:blog.pageType'>

Wikipedia

Resultados da pesquisa

'Templo Satânico' apresenta escultura de ídolo pagão e gera polêmica nos EUA




Estátua de deus pagão em templo nos Estados Unidos é motivo de polêmica

O corpo é de um homem musculoso, cabeça e patas de bode, com barba e chifres, tem grandes asas, exibe um pentagrama na testa e o que parece com um bastão de Esculápio à frente do abdome, um antigo símbolo associado ao deus grego de mesmo nome e à medicina.

Esta é uma estátua do ídolo pagão Baphomet (ou Bafomé), que o grupo religioso Templo Satânico inaugurou em Detroit, nos Estados Unidos. Além de todos estes símbolos e representações, a estátua também aponta dois dedos para o céu e está cercada por um menino e uma menina.

No website dos organizadores do evento, a inauguração da estátua, ocorrida no último sábado (25), foi anunciada como uma "noite de caos, ruído e libertinagem" onde apenas maiores de 18 anos poderiam entrar.

"Venha dançar com o diabo e viver a História enquanto ela é escrita", continuava o convite.

A escultura apresentada pelo Templo Satânico é de bronze e pesa uma tonelada e meia. Tem 2,59 metros de altura e foi inaugurada em um edifício industrial perto do rio Detroit, pouco antes das 23h30. O local exato da inauguração só foi informado para os participantes por e-mail poucas horas antes do evento, e a estátua não pôde ser vista pelo público em geral.

Os organizadores afirmam que apresentaram a estátua desta forma, em segredo, para "reduzir a perseguição", de acordo com declaração de um dos fundadores da organização, Lucien Greaves.

Por perseguição, Greaves se referia a cerca de 50 pessoas que protestaram do lado de fora do restaurante no qual, inicialmente, o Templo Satânico pretendia mostrar a estátua pela primeira vez.

Mas, o plano teve que ser cancelado pois o dono do restaurante, Bert Dearing, desistiu de realizar o evento.

"Detroit é uma área muito religiosa. Quando aluguei este lugar, acreditava que se tratava de uma igreja. Não sabia da apresentação da estátua. Não sabíamos que eram adoradores do diabo", disse Dearing.

Dearing também mandou celebrar missas contra Baphomet, como a celebrada no sábado em uma das igrejas católicas da cidade, a de Saint Joseph, a mais popular do Estado norte-americano de Michigan.

"A última coisa que precisamos em Detroit é de uma festa de boas vindas para o diabo", disse a jornalistas Dave Bullock, pastor da igreja batista de St. Matthew, em Highland Park, uma cidade da área metropolitana de Detroit.
'Um rebelde'






Postar um comentário

0 Comentários