Como poderia remunerar uma irmã de minha igreja sem ter que registrá-la, mas ao mesmo tempo constando na contabilidade da igreja? Ou seja, um meio legal e transparente, mas também sem muitas despesas, pois a igreja é pequena e não tem condições.
No caso o procedimento deve ser feito da maneira correta, e o fato de não poder a Igreja arcar com o registro (impostos etc..) não impede que deva ser observada a lei.Um funcionário sem registro no Brasil é crime. Mas, no caso, se quiser admitir a pessoa como diarista e desde que ela não trabalhe mais do que 03 vezes na semana, entendemos ser possível. Se trabalhar mais, terá que obrigatoriamente ser registrada.
Na prestação de contas a Assembléia da su Igreja, se o pagamento não for contabilizado vai ficar irregular, podendo a Igreja ter brigas internas.
Aconselhamos a registrá-la o quanto antes, mesmo porque essa mesma pessoa hoje pode admitir não ser registrada, mas no futuro, poderá alegar em ação trabalhista a falta do registro e penalizar duplamente a Igreja. Não postergue as decisões corretas e legais.
0 Comentários