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Atividade – Didática
1- O que é didática?
R= É a arte ou técnica de ensinar...
2- Em quais ambientes (ou contextos) a aprendizagem pode ocorrer?
R= Preceptorado (no caso de ensino individualizado), Magisterial ( quando a matéria é ministrada a uma classe) e Mútuo (situação em que o aluno orienta seus pares como numa divisão de conhecimento ou organização de trabalhos em equipe).
3- Qual a relevância do emprego da máquina nas atividades didáticas?
R= Facilita o trabalho... De outro modo, também, ajuda na pesquisa pela internet, no arquivamento de conteúdos... Porém, é bom que se diga, que a máquina não substitui a produção de conhecimento por parte dos seres humanos, ao contrário, a inteligência das máquinas é apenas artificial, sempre dependendo de correções em termos científicos.
4- Comente as duas características inalienáveis ao ministério do professorado.
R= Capacitação intensiva e Ética profissional.
O professor não pode abdicar de uma formação contínua, pois somente a partir dela poderá lograr sucesso na arte de ensinar e formar. Por outro lado, deverá prestar devida atenção aos conceitos éticos embutido numa educação plena a ser repassada; um exemplo de conduta ética, pode ser aferida no cumprimento de horários por parte do docente, no intuito de que os docentes façam o mesmo.
5- Quais são as principais características da didática na atualidade?
R= Visão transformadora da sociedade, Utilização de pedagogia crítica e Formação do professor para a sociedade.
6- Indique e justifique o tipo de liderança que considera mais prejudicial ao ensino (opinião pessoal).
R= Paternalista... O Professor Paternalista protege muito o discente, não o ensina a caminhar com seus próprios pensamentos e autocrítica. Portanto, o líder Paternalista é alguém até bem intencionado, mas, prejudica demasiadamente o educando, que passa a não ter inciativa própria.
7- Conforme o estudo realizado, o que podemos entender por “abordagem humanística do ensino”?
R= É a abordagem que leva em conta o processo de relacionamento entre discentes e docentes... Desse modo, os dois lados, devem contribuir juntos no processo educativo, dialogando sobre os caminhos do ensino e aprendizagem em sala de aula. Portanto, a construção de plataformas ao andamento da educação, dá-se no instante em que professores se colocam como aqueles preocupados e interessados nos alunos, de modo que, por outro lado, os alunos devem integrar conceitos
práticos para a compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula.
8- De que maneira o aprendizado do corpo discente pode ser identificado?
R= É só acompanhar o seu comportamento, suas atitudes, provocar a exteriorização do seu pensamento verbalmente ou por escrito. Também, quando o aluno consegue elaborar conceitos do que aprendeu e apreendeu, é outra nuance identificadora do progresso do aprendizado do discente.
9- Quais artifícios um professor pode empregar para ilustrar sua matéria?
R= Liderança, A psicologia das “boas perguntas”, Oratória, recurso áudios visuais, debates, etc.
10- Segundo a educadora Vera Barros de Oliveira, quais são as três metas importantes que podem ser obtidas com o uso da informática na educação?
R= 1- Desenvolver uma formação de cultura geral em informática (para que serve, o que pode contribuir para a vida moderna, quais limitações e aspectos econômicos-políticos-sociais associados à informática). 2- Favorecer, concomitantemente, uma renovação pedagógica, oferecendo ao processo de ensino e aprendizagem novas perspectivas na área de recursos instrucionais e auxiliando o professor a questionar-se sobre a validade de seus conteúdos e o modo como está sendo transmitido. 3- Introduzir a informática entre as disciplinas já empregadas, sem que seja criada uma matéria nova e específica, pois isso sobrecarregaria o currículo já extenso e correria o risco de se tornar mais um conhecimento com previsível estagnação, sem ligação ou aplicação na estrutura curricular de determinado curso.
11- Distinga a aprendizagem causal da aprendizagem organizada.
R= Aprendizagem Causal é aquela que o indivíduo adquire por si mesmo, sem ser iniciado; com pouco esforço intelectual, pela interação com os semelhantes, com a natureza e com a família, são aspectos desse aprendizado. Já Aprendizagem Organizada, tem por objetivo específico: assimilar determinados conhecimentos estabelecidos, desenvolver certas habilidades, aprender normas de convivência social. E, embora esse tipo de aprendizado possa ocorrer em vários lugares, a escola é a responsável por criar as condições necessárias para a transmissão e a assimilação de conhecimentos e habilidades.
12- Como se procede o método maiêutico de ensino adotado por Sócrates?
R= Consiste na elaboração de perguntas e respostas, para que a “verdade” possa vir à tona... Nesse método, o discente tem a
oportunidade de refletir sobre aspectos mais profundos, nos quais deverá absorver a essência, ou seja, assimilar o conteúdo de maneira teórica, mas, ainda, deverá tirar suas próprias conclusões à construção do conhecimento adquirido, para depois transmiti-lo no cotidiano.
13- Quais são as três modalidades de ensino?
R= Método expositivo, Método de trabalho individual e Método interrogativo.
14- Em que consiste a distinção entre os níveis reflexivo e cognitivo de aprendizagem?
R= Nível Reflexivo, pauta-se na capacidade sensorial, com a qual o indivíduo faz progredir formas de observação e adquire consciência dos elementos do meio ambiente em que vive, por meio das sensações físicas. Este sistema de aprendizado é responsável pelo desenvolvimento das aptidões sensório-motoras do ser humano e são as mais utilizadas na infância. Por exemplo: aprender a segurar objetos, perceber diferença entre formas, cores e sons. Esse aprendizado acontece de forma natural nas pessoas e continua sendo ativo durante toda a vida.
Já o Nível Cognitivo, é responsável pela capacidade de compreensão das coisas. É aqui que se adquire a faculdade, o ato, a ação de conhecer algo. É aqui também que são apreendidos e armazenados os conhecimentos, aquilo que comumente chamamos de memória, juízo, raciocínio, etc. Depende desse nível a formação da consciência, do poder para elaborar cogitações sobre a realidade que nos cerca, bem como a forma como iremos reagir após o conhecimento dessa mesma realidade.
15- Além do conhecimento profundo da disciplina que o professor leciona, quais são os outros elementos requeridos para o bom desempenho de seu magistério?
R= Orientar os alunos, Atentar às dificuldades de cada aluno, Estimular visão crítica, Aprofundar o conteúdo da melhor maneira possível, Submeter os discentes à pesquisa contínua, Elaborar projetos voltados à comunidade estudantil, Promover o debate em sala de aula, etc.
Atividade – Ética Pastoral
1- Em que livro das Escrituras se encontram expostas as exigências quanto à qualificação dos líderes?
R= 1 Tm 3.1-13
2- O que podemos considerar a fim de amenizar a cobrança sobre o procedimento dos líderes?
R= Deve-se considerar que o líder ou Pastor, não é alguém perfeito, por isso, terá que andar nas pegadas do Evangelho, orando ao Deus Pai. Os liderados devem compreender que a liderança precisa de auxílio na caminhada da pregação da palavra de Deus, para que haja de fato, o “espírito comunitário entre todos os membros”.
3- Quais são os quatro hábitos salutares que o ministro precisa ter quanto ao seu caráter e procedimento?
R= Irrepreensível no falar, Pontualidade, Cuidados com a aparência e Pagamento das dívidas.
4- Como devem ser as atitudes dos líderes eclesiásticos com relação às determinações do governo?
R= Deve agir conforme o texto seguinte:
(...) “porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. Portanto, dai a cada um o que deveis; a quem tributo, tributo, a quem imposto, imposto, a quem temor, temor; a quem honra, honra (Rm 13.1-7)”.
5- Cite um erro que uma esposa de líder não deve cometer.
R= Não deve fazer críticas em relação ao marido diante da comunidade.
6- Escreva sobre um trauma que geralmente é carregado pelos filhos dos pastores.
R= O rótulo de que por serem filhos de pastores, terão que fazer tudo certo, com se não tivessem que errar algumas vezes na vida, principalmente durante a adolescência, quando a maioria dos jovens cometem alguns erros graves, e outros nem tão graves assim...
7- A forma de governo da igreja interfere na forma de como o ministro lida com sua igreja?
R= Interfere... Seja episcopal, congregacional, ou presbiteriano, a relação entre ministros e seus membros devem ter princípios éticos, bíblicos e sólidos. Alguns sistemas por si só, já são mais exigentes
nesse aspecto. Outros permitem uma menor prestação de contas, mas, mesmo assim, a frustação deve ocorrer.
8- Por que um ministro deve ouvir seus auxiliares?
R= Para que o trabalho evangelizador seja realizado da melhor maneira possível, o pastor deverá unir forças, agregar valores... Isto se dá quando ele procura escutar os membros, e o faz para o bem da própria comunidade.
9- É correto um líder se levantar abertamente contra seu superior? Justifique sua resposta.
R= Não... Quando houver insatisfação, o liderado deve procurar conversar de modo sereno com o Superior, para que possam chegar a um entendimento e solução...
10- Que cuidado o ministro precisa ter quanto às finanças da igreja?
R= Ele deve colocar pessoas não gananciosas, de caráter reto, que possam ajudar para a administração das finanças... Por outro lado, ele também deve prestar contas do balanço financeiro, do que entrou e saiu diante de toda a comunidade, ou apresentar o parecer para a Diretoria...
Textos para respaldar:
“... Não cobiçoso de torpe ganância ]...] avarento” (1 Tm 3.3)
11- O que é “parcialidade pastoral”?
R= É quando o ministro (pastor) serve a si próprio... Na verdade, ele deve servir ao povo, pois, foi chamado para ajudar o próximo, para batizar, admoestar, instruir e capacitar... Nele não pode haver o dolo da mentira e opressão contra os irmãos; para isto, deverá orar incessantemente para conduzir os trabalhos evangelísticos da melhor maneira possível, sem incorrer em erros de tal natureza...
12- Cite três cuidados que precisamos ter ao ir ministrar em outras congregações.
R= É necessário analisar a doutrina da igreja em questão, para não cometer deslizes. Por exemplo, se tal igreja é pentecostal, e você é um Pastor Batista da Convenção Batista Brasileira, logo, você tem um modo de pensar, conforme a sua igreja lhe ensinou... Mas o que está em cheque, é que numa igreja da Assembleia de Deus, você irá presenciar orações em línguas, manifestações de milagres, e coisas do gênero...
Caso o pastor X seja chamado a pregar numa outra igreja, que não a sua, deve respeitar aquele ambiente, mesmo não concordando com o ensinamento pregado e proposto... O importante é pregar o evangelho, mesmo em lugares tão diferentes, com concepções e ideias distintas; o pastor convocado deve se preparar continuamente para tais ocasiões.
13- Quais são as duas atitudes que um líder deve tomar diante das críticas?
R= 1/ Deve aceitar a crítica se ela for verdadeira. 2/ Deve ignorar se ela fora falsa.
14- Quais são os quatro pontos que precisam ser lavados em conta para lidarmos com os opositores?
R= Diálogo, respeito, escuta, amenizar conversando com cada membro opositor.
15- O que Davi nos ensinou quanto às nossas atitudes diante de nossos fracassos?
R= Davi pecou e reconheceu seu erro (2Sm 12.13) – Sua atitude foi deferente de muitos líderes que ocultam seus fracassos ou buscam justifica-los com argumentos nada razoáveis. Davi pecou e pediu perdão pelo erro (Sl 51) – Foi uma grande lição de humildade e reconhecimento e humildade diante de Deus.
16- Quais erros devem ser evitados quando pregamos a Palavra de Deus?
R= 1- Não se preparar para a mensagem;
2 – Mensagens sem um centro, sem contexto (1Co 2.2)
3- Mensagens muito longas (At 20.9)
4- Desrespeitar horários; Usar o púlpito para agredir (At 20.9)
5- Discursar sem considerar a audiência (1 Co 14.10,11)
Atividade - História Geral
1- Por que estudar história?
R= A HISTÓRIA permite a compreensão do passado, para que se entenda o presente, de modo que se possam ter alternativas até mesmo para o futuro. Estudar HISTÓRIA é embarcar num universo primordial, no qual podemos aprender diversos conceitos e fatos do passado, para que compreendamos os feitos dos nossos antecessores, desbravadores nos vários campos do conhecimento: educação, política, religião, cultura (conhecer sobre o Filósofo Platão; História da Filosofia Grega, por exemplo).
2- Quem foi Hamurabi?
R= 2123 a.C, surge aquele que seria a maior figura da época: Hamurabi, que é identificado por muitos com o Anrafel da Bíblia (Gn 14.1). Foi ele quem restabeleceu a unidade perdida e elevou Babel (ou Babilônia) à categoria de capital que, durante mais de um milênio, foi a mais importante cidade do mundo de então.
3- Quais foram às causas que abalaram o Império Romano?
R= A fragilidade da economia, a desigualdade social, a corrupção do sistema e a politização do exército começam a abalar o Império.
4- Qual foi o estopim da Guerra dos Cem Anos?
R= A pretensão do rei inglês Eduardo III, neto de Felipe, o Belo, de disputar a sucessão do trono francês é o estopim da Guerra dos Cem Anos, que opõe França e Inglaterra, entre 1337 e 1453.
5- Quando se iniciou a era islâmica na história?
R= No ano de 630.
6- O que foi o Renascimento?
R= Foi um movimento de procurava entender o mundo real. Suas fontes de inspiração eram as filosofias grega e romana, além de uma visão renovada do cristianismo... Da mesma forma, as artes e a literatura se apoiaram nos modelos criados na antiga Grécia e em Roma.
7- Qual foi o primeiro país a realizar navegações pelo Oceano Atlântico?
R= Portugal.
8- Que evento deu início à Revolução Francesa?
R= A queda da Bastilha foi o evento decisivo para o início da Revolução Francesa de 1789. A Bastilha era uma velha fortaleza construída em 1370, utilizada pelo regime monárquico como prisão de criminosos comuns.
9- Qual foi o país pioneiro na Revolução Industrial?
R= Inglaterra.
10- O que foi, de fato, o 18 Brumário?
R= O 18 de Brumário foi um golpe de Estado comandado por Napoleão Bonaparte na França. No calendário revolucionário francês, este dia ocorreu em 18 de Brumário do ano IV (9 de novembro de 1799 no calendário gregoriano). Através deste golpe, Napoleão colocou fim ao Diretório e iniciou a ditadura na França.
11- Que atentado deu início à Primeira Guerra Mundial?
R= O estopim é o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando (1863 – 1914), herdeiro do trono austríaco, em Sarajevo (atual Bósnia – Herzegóvina). A guerra só termina em 1918, causando a morte de mais de 8 milhões de soldados e 6,5 milhões de civis.
12- Como se chama o livro escrito por Adolf Hitler que esboça os princípios do nazismo?
R= Mein Kampf (Minha luta).
13- O que foi a Guerra Fria?
R= Foi a disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e URSS, após a II Guerra Mundial. Uma intensa guerra econômica, diplomática e tecnológica pela conquista de zonas de influência que divide o mundo em dois blocos, com sistemas econômicos e políticos opostos: o chamado mundo capitalista, liderado pelos EUA, e o mundo comunista, encabeçado pela URSS. Provoca a corrida armamentista que se estende por quarenta anos e coloca o mundo sob ameaça de uma guerra nuclear.
14- Em que ano ocorreu a criação do Estado de Israel?
R= Em 1948.
15- Em que ano o Muro de Berlim foi construído? E em que ano ocorreu a sua queda?
R= Foi construído em 1961, pelo Regime Socialista Alemão (Alemanha Oriental). Já a queda do Muro de Berlim, acontece no ano de 1989,
culminando com a reunificação das duas Alemanhas; Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, no ano de 1990.
16- Quais foram os países envolvidos na Guerra das Malvinas?
R= Argentina e Reino Unido (mais especificamente a Inglaterra).
Avaliação – Módulo XVIII
1- A partir de dados fictícios, elabore um diagrama de fluxo.2- Qual deve ser a conduta do líder diante de sua comunidade?
R= Ele deve agir de modo a dar o exemplo, conduzir o trabalho pautado na ética, no respeito aos membros, escutando a cada um. Além disso, faz-se imprescindível a humildade por parte do “ministro”, no intuito de facilitar na condução da evangelização na prática, ou seja, contribuir na efetivação da relação entre pastor e comunidade.
3- Quais foram os antecedentes da Revolução Francesa?
R= A queda da Bastilha foi o evento decisivo para o início da Revolução Francesa de 1789. A Bastilha era uma velha fortaleza construída em 1370, utilizada pelo regime monárquico como prisão de criminosos comuns. Outros pontos, como, o Absolutismo e os pesados impostos, agravam a situação.
4- Como você analisa o emprego da informatização na Didática?
R= Facilita o trabalho... De outro modo, também, ajuda na pesquisa pela internet, no arquivamento de conteúdos... Porém, é satisfatório que se diga: a máquina não substitui a produção de conhecimentos por parte dos seres humanos, ao contrário, a inteligência das máquinas é apenas artificial, sempre dependendo de correções em termos científicos.
5- Como se deu a decadência do Império Romano?
R= A fragilidade da economia, a desigualdade social, a corrupção do sistema e a politização do exército começam a abalar o Império. A sua extinção se deu no ano de 476; sua queda foi o marco de transição da Antiguidade para a Idade Média.
6- O que são medidas de dispersão?
R= Uma medida de dispersão estatística é um não negativo número real que é zero se todos os dados são os mesmos e aumentam conforme os dados vão ficando mais diversos.
A maior parte de medidas de dispersão estatística tem as mesmas unidades que a quantidade sendo medida. Em outras palavras, se as medidas das amostras são feitas em metros ou segundos, a medida de dispersão também serão.
7- Quais cuidados o ministro tem de ter ao se expor à mídia em geral?
R= Ele deve ter o cuidado de não ser mal interpretado... Para tanto, deve utilizar linguagem simples e prática, não utilizar termos chulos ou de cunho pejorativo, como gírias, por exemplo. Além disso, ainda tem que falar de Jesus Cristo diante da mídia, sem ensinar doutrinas falsas e heresias.
8- De acordo com a disciplina estudada, quais são as dez funções da Didática? Sublinhe qual você considera mais importante e justifique sua resposta.
R= 1- Elaborar princípios fundamentais, 2- Buscar soluções, 3- Apresentar programas de estudo, 4- Elaborar programas político-sociais, 5- Despertar o senso crítico, 6- Criar situações de aprendizagem, 7- Motivar o aluno em todos os âmbitos, 8- Fomentar no discente o interesse numa sociedade justa e igualitária, 9- Desenvolver inteligência, imaginação e criatividade, 10- Acompanhar o crescimento intelectual e social do educando.
Despertar o senso crítico:
É por meio de uma visão crítica, que o aluno começa a perceber tudo que se passa na sociedade, em todos os aspectos políticos, os interesses por trás da política, e o porquê da politicagem, a exemplo. Também, percebe as contradições do sistema capitalista, as ideologias vigentes, e tudo concernente no cotidiano...
9- Qual a importância da família na vida do ministro?
R= Essencial... A família do ministro (Pastor) deve caminhar junto com ele, para que possam desfrutar da graça de Deus, na evangelização e pregação da palavra santa de Cristo.
10- Comente a frase de Kierkgaard: “A vida tem de ser vivida para frente, mas só pode ser compreendida para trás”.
R= A frase enfatiza que aspectos históricos estão envolvidos na nossa vida eclesial... A história da igreja, por exemplo, não pode ser compreendida se não olharmos para trás, mas, isso também representa que devemos estar com os pés firmes olhando para frente, ou seja, construir a história da igreja na perspectiva do “hoje”. Veja-se, que o passado e o presente são inseparáveis, cabendo sempre considerar ambos...
11- Desenvolva uma tabela com todos os seus componentes e especifique a função de cada um deles.
R=
12- Conforme estudo realizado, quais são os métodos de ensino? Qual deles você julga mais eficaz e por quê?
R= Método expositivo, Método de trabalho individual, Método de trabalho em grupo, Método interrogativo, Método do debate e Método do seminário.
Método do debate: O debate é muito importante para possibilitar visão crítica... Consequentemente, o debate ajuda na resolução de problemas, posto que oportuniza a autocrítica do educando...
13- Como um líder deve proceder ao discordar de seus superiores?
R= Deve ser respeitoso na abordagem e procurar o diálogo... O diálogo é o caminho mais razoável para se resolver problemas...
14- Qual foi o mais vasto e duradouro império da Antiguidade?
R= Império Romano.
15- A partir do relacionamento observado entre professores e alunos, quais as três modalidades de ensino que podemos depreender?
R= Método Expositivo, Método interrogativo e Método do debate.
16- Qual é a importância da estatística para a exposição de informações?
R= A Estatística (ou ciência Estatística) é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve os planejamentos do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.
17- O que foram as dinastias merovíngia e carolíngia?
R= Os merovíngios foram uma dinastia franca saliana que governou os francos numa região correspondente, grosso modo, à antiga Gália da metade do século V à metade do século VIII. Seus governantes se envolveram com frequência em guerras civis entre os ramos da família. Carolíngia ou carlovíngia é o nome da dinastia franca que sucedeu aos merovíngios (751), com Pepino, o Breve, e restabeleceu o Império Romano do Ocidente de 800 a 887 (principalmente sob Carlos Magno). Seus últimos representantes reinaram na Alemanha até 911 e na França até 987.
18- Por que os líderes eclesiásticos devem reprovar o “patriotismo”?
R= Pois o patriotismo exacerbado atrapalha na busca da palavra de Deus... Qualquer tipo de fanatismo interrompe no acesso aos ditames de Cristo, o nosso Senhor, porque a perspectiva do trabalho pastoral deve ser abraçar todos os povos, ou seja, todas as nações... Um coração voltado tão somente à pátria, não corresponde aos anseios da pregação do evangelho; notadamente, a palavra de Deus não tem uma única pátria, mas abraça todas as pátrias, e o pastor tem que fazer o mesmo...
19- O que é um gráfico? Quais são seus componentes e tipos?
R= É um conjunto de figuras estruturadas representativas de fenômenos estatísticos, cuja finalidade é facilitar a visualização de uma ocorrência numérica, e também, quando for o caso, projetá-lo ao futuro...
Componentes: Título, Subtítulo, Nota geral, Notas de referência, Fonte, Chave ou legenda.
Tipos: Diagramas e Gráfico em linha, Gráfico em barras, Gráfico de setores, Pictograma e Organograma.
20- Escreva sobre Didática na Idade Média.
R= Baseava-se puramente na dogmática, questionando a validade do pensamento crítico, o que relegava a opinião discente ao segundo plano, ou, simplesmente, sua opinião não era levada em consideração. Dessa forma, o que se podia observar, obviamente, é que não existia prática pedagógica e, tampouco, uma didática cujo objetivo final fosse transformar a educação que se prestava à época.
21- Resenha de 3 a 5 páginas.
COLLINS, Gary R. Ajudando uns aos outros pelo aconselhamento. São Paulo: Editora Vida Nova.
COLLINS, Gary R. Ajudando uns aos outros pelo aconselhamento. São Paulo: Editora Vida Nova.
Resenha
Ajudar pelo aconselhamento é um grande desafio para a igreja, porque a labuta em prol do evangelho exige abnegação por parte dos crentes em Jesus Cristo. Os leigos ou membros das igrejas são desafiados a pensar em técnicas, modos, possiblidades pelas quais seja possível ajudar no aconselhamento.
Discipulado:
É uma técnica de aconselhamento pessoa a pessoa, no qual se interpela o discípulo, para que este seja mais bem qualificado na obra de Deus. Conforme este método, o discípulo será instruído e capacitado, descobrirá a sua vocação ou dom, será entronizado nos serviços da igreja.
De fato, todas as técnicas são caminhos pertinentes, que devem ser analisados de modo eficaz. Neste patamar, a busca pelo aconselhamento requer, necessariamente, a procura salutar pela oração, no intuito de congregar valores plausíveis para quem aconselha.
Ética:
Quem aconselha deve ter procedimento ético, pois, de que vale aconselhar sem atentar aos valores morais em causa? Nesse contexto, a ética do aconselhamento se faz normativa, posto que sem ela, não há efetividade, profundidade, respeito e êxito na comunicação. Igualmente, componentes éticos são essenciais, porém, longe de resolver tudo, e, sim, ferramenta na concretização do trabalho evangelístico.
Aconselhamento pessoa a pessoa:
Este método parece fácil, mas, tem-se que atentar na profundidade inserida nele, porque aconselhamento pessoa a pessoa, ou seja, dois indivíduos frente a frente, só terá sucesso mediante monitoramento por parte do pastor da igreja. Não é lícito pensar que esse método seja eficiente se não há acompanhamento do pastor, pois, o que um jovem de 15 anos falará a outro jovem da mesma idade? Está certo que não se deve subestimar, mas, o que está em foco é a necessidade de acompanhamento de um adulto munido de sabedoria para orientar no discipulado.
O alicerce:
Nenhum serviço na igreja pode ser realizado sem a profundidade da palavra de Deus. A palavra de Deus na Bíblia Sagrada é tudo oportuno para a elaboração, prática e consumação do trabalho evangelizador. Portanto, somente a palavra de Deus permite o bom conselho, para o bem da Santa Igreja.
Centralidade:
O aconselhador, inevitavelmente, tem que olhar para Cristo, e para isto, deve ler e meditar, orar a Santa palavra de Deus, para que o seu conselho seja santo e agradável ao Senhor onipotente. Muitos aconselhadores não olham para Cristo, não se submetem aos seus desígnios... Somente aquele que medita a santa palavra, este pode aconselhar de maneira plena à eficácia do amor aos irmãos.
Todos podem aconselhar:
Na igreja todos são chamados e conclamados a aconselhar uns aos outros, numa labuta a favor da santidade cristã. No entanto, este trabalho não pode ser feito de forma imprudente, pois, deverá ser ratificado e fiscalizado pelo pastor da igreja. Os irmãos são aconselhadores uns dos outros, conforme o espírito de fraternidade cristã em causa.
O corpo da igreja:
A igreja é templo santo, e a santidade é o caminho para todos os cristãos verdadeiros. A comunhão dos santos, a luz de Cristo no meio do povo, são todos os que seguem os seus desígnios, os seus mandamentos. Para tanto, todo bom conselho, produz nos crentes a eficácia do amor de Cristo, para iluminar o mundo inteiro, com o propósito da instauração e perpetuação do Reino de Deus...
Santidade no aconselhamento:
Aos aconselhadores, cabe total atenção aos aspectos da oração incessante, porque munidos e voltados à busca pela santidade, estarão mais aptos ao aconselhamento mútuo, segundo a passagem bíblica: "Sede santos, assim como vosso Pai celeste é santo" (Mt 5, 48). Além disso, a santidade é primordial, pois, assegura a permanência do crente na graça de Jesus Cristo, incutindo nele, um coração prudente e amoroso.
Perseverança:
Perseverar em tudo é pré-requisito necessário para o bom aconselhamento. Aquele que vacila e não é constante nas investidas, este está fadado a cair em erros e desistir dos caminhos de Cristo. A perseverança tudo alcança para o Reino de Deus Pai, assim, aqueles preocupados em aconselhar, terão que perseverar na palavra de Deus, de modo que sejam plenos do Espírito Santo, e ofereçam a graça e amor do Senhor uns aos outros em aconselhamentos mútuos e fraternos.
Espírito Comunitário:
Faz-se primaz, construir o senso de comunidade entre irmãos, posto que deva promover a igualdade fraternal entre eles. Corações inflamados pela cólera, inveja, soberba e vaidades, não estão aptos a proclamar o amor de Deus, por isso, o pastor deverá intervir na orientação dos aconselhadores, a prepara-los aos propósitos das causas do Reino de Deus.
Oração incessante:
A oração é componente imprescindível, sem ela não há condições de desenvolvimento no processo de aconselhamento. A base para a oração está de maneira particular, na Bíblia Sagrada, com todos os livros para a edificação do povo do Deus Pai.
O aconselhamento requer muita procura, entrega e coração humilde para orar. O aconselhador tende a ser alguém atento a escutar, não pode se colocar num degrau acima, ou seja, não deve associar-se à arrogância. Contextualmente, a oração perfaz o caminho para o aconselhador, ajuda-o eficazmente na evangelização com todos os valores do Reino de Deus.
Preparação:
Os aconselhadores podem passar pela preparação intensa, para que possam ter mais sucesso no trabalho evangelístico. Sem preparação, os aconselhadores podem incorrem em diversos erros, o que acarretaria em malefício à igreja como um todo.
Preparar os membros da igreja para um discipulado pessoa a pessoa, não é tarefa das mais simples, requer dedicação por parte do pastor, para que organize procedimentos eficazes, e, também, o próprio pastor deve se preparar continuamente para tal propósito, no intuito de instruir os crentes no “aconselhamento dinâmico”.
Nas mãos de Cristo:
Aconselhar uns aos outros, também é entregar tudo nas mãos de Jesus Cristo, por isso, faz-se elementar e incondicional, que todas as preocupações da igreja girem em torno da graça e amor de Cristo. A evangelização plena depende do esforço de todos os membros da igreja, na meditação diária da palavra de salvação.
A Bíblia e a sua ética:
O livro sagrado é a fonte para a preparação dos aconselhadores, nele está todo o conteúdo necessário para o aconselhamento correto, a dinâmica que conduz ao Reino de Deus. Sem a Bíblia não há condições plausíveis para aconselhamentos maduros e cristãos.
4 Comentários
Parabéns por essa medida de ajudar todos alunos
ResponderExcluirGrato
Excluirse precisar de ajuda em outros estudos e assuntos so colocar aqui que ajudarei na medida do possivel.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVocê possui o livro desse conteudo?
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