INTRODUÇÃO
O termo teologia, segundo seus aspectos etimológicos, é composto de duaspalavras gregas: Theos (Deus) e logos (palavra, fala, expressão).Tanto Cristo, a Palavra Viva, como a Bíblia, a Palavra Escrita, são o Logos de Deus.Eles são para Deus o que a expressão é para o pensamento e o que a fala é paraa razão.A teologia, é portanto uma Theo‐logia, isto é, uma palavra, uma fala ouexpressão sobre Deus; uma doutrina sobre Deus. É o estudo sobre a revelação deDeus que é a expressão dos Seus pensamentos e, logo, é, também, o estudosobre Sua própria Pessoa. Portanto teologia é o estudo sobre Deus, sua obra esua revelação.Embora não encontremos nas Escrituras a palavra teologia, ela é bíblica em seucaráter. Em Rm.3:2 encontramos ta logia tou Theou (os oráculos de Deus); em 1ªPe.4:11 encontramos logia Theou (oráculos de Deus), e em Lc.8:21 temos tonLogon tou Theou (a Palavra de Deus).
TEOLOGIA SISTEMÁTICA
Nenhuma exposição sobre Deus seria completa se não contemplasse Suas obrase Seus caminhos no universo que Ele criou, além de Sua Pessoa. Toda ciênciaprovêm e mantêm relação com o Criador de todas as coisas e com Seu propósitona criação. E toda verdade é verdade de Deus, onde quer que ela sejaencontrada. Deus se revelou na criação e nas Escrituras, e a verdade achadapelas ciências naturais e sociais, por cristãos ou profanos, não é verdade profana;é verdade sagrada de Deus (Cl.2:3). Toda verdade, onde quer que sejaencontrada, tem peso e valor iguais como verdade, como qualquer outraverdade. Uma verdade pode ser mais útil em dada circunstância, e uma outra emoutra, mas ambas têm valor como verdade.Portanto é perfeitamente lícito utilizar‐se de outras fontes, enquanto verdade,para o estudo da teologia. O estudo teológico que incorpora em seu escôpo oexame das ciências naturais e sociais, é denominado teologia sistemática.
DIVERSAS DEFINIÇÕES DE TEOLOGIA)
Chafer: Uma ciência que segue um esquema ou uma ordem humana de desenvolvimento doutrinário e que tem o propósito de incorporar no seu sistema a verdade a respeito de Deus e o Seu universo a partir de toda e qualquer fonte (Lewis Sperry Chafer).
B) Chafer: Teologia sistemática pode ser definida como a coleção,cientificamente arrumada, comparada, exibida e defendida de todos os fatos detoda e qualquer fonte referentes a Deus e às Suas obras. Ela é temática porquesegue uma forma de tese humanamente idealizada, e apresenta e verifica averdade como verdade (Lewis Sperry Chafer).
C) Alexander: A ciência de Deus... um resumo da verdade religiosacientificamente arranjada, ou uma coleção filosófica de todo o conhecimentoreligioso (W. Lindsay Alexander).
D) Hodge: A teologia sistemática tem por objetivo sistematizar os fatos da Bíblia,e averiguar os princípios ou verdades gerais que tais fatos envolvem (CharlesHodge).
E) Strong: A ciência de Deus e dos relacionamentos de Deus com o universo (A.H. Strong).
F) Thomas: A ciência é a expressão técnica das leis da natureza; a teologia é aexpressão técnica da revelação de Deus. Faz parte da teologia examinar todos osfatos espirituais da revelação, calcular o seu valor e arranjá‐los em um corpo deensinamentos. A doutrina, assim, corresponde às generalizações da ciência (W.H. Griffith Thomas)
G) Shedd: Uma ciência que se preocupa com o infinito e o finito, com Deus e ouniverso. O material, portanto, que abrange é mais vasto do que qualquer outraciência. Também é a mais necessária de todas as ciências (W. G. T. Shedd).H) Definições Inadequadas: Para definir teologia foram empregados algunstermos enganadores e injustificados. Já se declarou que ela é "a ciência dareligião"; mas o termo religião de maneira nenhuma é um sinônimo da Pessoa deDeus e de toda a Sua obra. Da mesma forma já se disse que ela é "o tratamentocientífico daquelas verdades que se encontram na Bíblia; mas esta ciência,embora extrai a porção maior do seu material das Escrituras, extrai também oseu material de toda e qualquer fonte. A teologia sitemática também tem sidodefinida como o arranjo ordeiro da doutrina cristã; mas como o cristianismorepresenta apenas uma simples fração de todo o campo da verdade relativa àPessoa de Deus e o Seu universo, esta definição não é adequada.
OUTRAS TEOLOGIAS)
Teologia Natural: Estuda fatos que se referem a Deus e Seu universo que seencontra revelado na natureza
.B) Teologia Exegética: Estuda o Texto Sagrado e assuntos relacionados, atravésdo estudo das línguas originais, da arqueologia bíblica, da hermenêutica bíblica eda teologia bíblica.
C) Teologia Bíblica: Investiga a verdade de Deus e o Seu universo no seudesenvolvimento divinamente ordenado e no seu ambiente histórico conformeapresentados nos diversos livros da Bíblia. A teologia bíblica é a exposição doconteúdo doutrinário e ético da Bíblia, conforme originalmente revelada. Ateologia bíblica extrai o seu material exclusivamente da Bíblia.
D) Teologia Histórica: Considera o desenvolvimento histórico da doutrina, mas também investiga as variações sectárias e heréticas da verdade. Ela abrange história bíblica, história da igreja, história das missões, história da doutrina e história dos credos e confissões.
E) Teologia Dogmática: É a sistematização e defesa das doutrinas expressas nos símbolos da igreja. Assim temos "Dogmática Cristã", por H. Martensen, com uma exposição e defesa da doutrina luterana; "Teologia Dogmática", por Wm. G. T.Shedd, como uma exposição da Confissão de Westminster e de outros símbolos presbiterianos; e "Teologia Sistemática", por Louis Berkhof, como uma exposição da teologia reformada.F) Teologia Prática: Trata da aplicação da verdade aos corações dos homens. Ela busca aplicar à vida prática os ensinamentos das outras teologias, para edificação, educação, e aprimoramento do serviço dos homens. Ela abrange os cursos de homilética, administração da igreja, liturgia, educação cristã e missões
0 Comentários