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A Unção que faz a diferença



Após ter sido feito o sacrifício então novamente o sangue será posto sobre três lugares no corpo do ex-leproso. “E o sacerdote tomará do sangue da expiação da culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e no dedo polegar do seu pé direito” (Lv 14:14). As três áreas citadas representam:

Sangue na orelha direita – aquilo que ele ouve seria purificado;

Sangue no polegar da mão direita – aquilo que ele toca seria purificado;

Sangue no dedão do pé direito – os lugares por onde ele anda seriam purificados.

A direita dá uma idéia de poder sendo transmitido (pela mão direita). Isso significa que o ex-leproso recebeu sobre todas as áreas de sua vida poder restaurador que o capacita a retornar à vida de forma plena!

Nos versos 15 à 18 temos um outro relato interessante: “Também o sacerdote tomará do logue de azeite, e o derramará na palma da sua própria mão esquerda. Então o sacerdote molhará o seu dedo direito no azeite que está na sua mão esquerda, e daquele azeite com o seu dedo espargirá sete vezes perante o IHVH; e o restante do azeite, que está na sua mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé direito, em cima do sangue da expiação da culpa; e o restante do azeite que está na mão do sacerdote, o porá sobre a cabeça daquele que tem de purificar-se; assim o sacerdote fará expiação por ele perante o IHVH” (Lv 14:15-18). O sacerdote tinha que colocar uma parte do sextário de óleo na palma da sua mão esquerda, uma cerimônia que pertence somente a este purificação dos leprosos. Não que haja algo de singular no uso do sangue juntamente com o azeite; isto também consta na cerimônia da consagração de Aharon (Lv 8:30), mas em nenhuma outra passagem consta a aspersão com óleo sete vezes perante o Senhor. Além disso, os sacerdotes que recebiam a aspersão do sangue em varias parte do corpo (Lv 8:23-24), não recebiam a segunda aspersão com o óleo, que era o caso dos leprosos. Só estes recebiam, além do sangue que, especialmente indica a reconciliação, o óleo que simboliza o poder tão necessário para ter uma vida de saúde recuperada. Aqui fica clara a necessidade de duas “unções” sobre o ex-leproso! Uma unção é para a “salvação” (cura) e outra é para a sua “consagração” ao Senhor!

No verso 21 temos o seguinte: “Porém se for pobre, e em sua mão não houver recursos para tanto, tomará um cordeiro para expiação da culpa em oferta de movimento, para fazer expiação por ele, e a dízima de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta de alimentos, e um logue de azeite” (Lv 14:21). O Azeite – não era o óleo da santa unção dos sacerdotes, mas um azeite de oliva que foi consagrado especificamente para este culto religioso; simbolizava que a dedicação a D-us desta vida estava sendo agora renovada. A medida de azeite requerida aqui é de 0,5 litro (meio litro). Este azeite deveria ser espargido sobre o pecador sete vezes, simbolizando assim a sua total rededicação ao Eterno, pois em sua vida cumpriu-se mais um ciclo e isso agora permite a ele reconciliar-se com o Senhor. Está escrito assim: “Depois o sacerdote com o seu dedo direito espargirá do azeite que está na sua mão esquerda, sete vezes perante o IHVH. E o sacerdote porá do azeite que está na sua mão na ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e no dedo polegar da sua mão direita, e no dedo polegar do seu pé direito; no lugar do sangue da expiação da culpa” (Lv 14:27-28). Essa “reconsagração” seria feita de tal forma que todas as partes do corpo do pecador seriam “ungidas” e assim santificadas para voltarem a exercer suas funções na plenitude da unção do Senhor e também de forma “avivada” pelo Espírito de D-us. O que aconteceria a partir desta unção?

Azeite na orelha direita traria santidade (e discernimento) quanto ao que se ouve;

Azeite no polegar da mão direita traria santidade (e cuidado) com aquilo que se faz – tanto no dar, quanto no receber;

Azeite no dedão do pé direito traria santidade quanto aos lugares por onde se andará e também uma promessa de “possessão” que nos fala sobre “onde pisar a planta de nossos pés”, aquele lugar ser-nos-ia dado!

Agora temos o restante do azeite que tem uma outra finalidade: “E o que sobejar do azeite que está na mão do sacerdote porá sobre a cabeça daquele que tem de purificar-se, para fazer expiação por ele perante o IHVH” (Lv 14:29). Agora, o restante do azeite seria derramado sobre a cabeça do imundo que está sendo purificado! A cura – e a unção – agora aconteceram de forma plena na vida do leproso e ele agora pode retornar completa e calmamente à vida cotidiana da comunidade!

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