A Bíblia não é clara sobre se Jesus pregou no inferno, no tempo entre Sua morte e ressurreição. Essa idéia é baseada em poucos versículos, que são controversos. Quer Jesus tenha pregado ou não no inferno, depois da morte não há mais chance de arrependimento e salvação (Hebreus 9:27-28).
Jesus no inferno
A Bíblia diz que Jesus desceu ao Hades, que é traduzido por inferno mas significa o mundo dos mortos em geral. Jesus esteve realmente morto, Ele teve a mesma experiência de morte que nós. Mas Jesus não ficou no mundo dos mortos, ele ressuscitou (Efésios 4:9-10). Quando a Bíblia diz que Jesus foi para o Hades, significa que ele morreu de verdade, não que tenha ido para o tormento do inferno.
Descubra mais sobre o inferno na Bíblia: o que é o inferno?
A Bíblia não nos conta o que Jesus fez enquanto esteve morto porque esse assunto não tem grande relevância. O importante é o que aconteceu depois: Sua ressurreição. Quando ressuscitou, Jesus venceu a morte e destruiu seu poder. Quem se arrepende e aceita Jesus como seu salvador não precisa mais ter medo da morte.
A sugestão que Jesus pregou no inferno vem da interpretação de 1 Pedro 3:18-20. existem várias teorias sobre o significado dessa passagem:
- Enquanto Jesus esteve morto, ele pregou às pessoas que morreram no Dilúvio;
- Depois de Sua ressurreição, Jesus voltou ao Seu estado glorificado, no qual no passado Ele tinha pregado ao povo antes do Dilúvio (possivelmente por meio de Noé)
- O Espírito aqui se refere ao Espírito Santo, que vem anunciando a vinda de Jesus desde o início
- Enquanto esteve morto, Jesus pregou aos anjos caídos que estão presos no inferno
Mesmo para quem aceita que Jesus pregou no inferno, não há indicação que essa pregação foi de arrependimento e salvação, nem que os ouvintes tiveram essa oportunidade no inferno. Não sabemos o que foi pregado.
0 Comentários