expr:class='data:blog.pageType'>

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Por que o Mar Vermelho tem esse nome?


A faixa de mar que separa a África da península Arábica foi batizada há tanto tempo, que tudo o que resta são hipóteses para todos os gostos. No século I, quando a expressão Mar Vermelho já era antiga, o historiador romano Plínio levantou a possibilidade de que o nome fosse uma homenagem ao rei Éritras, personagem da mitologia persa: na época, o mar também era chamado de Eritreu e o prefixo “eritro” significa vermelho em grego.

*“Outra explicação é que o sul da Palestina era conhecido como terra dos edomitas, os vermelhos”, afirma o zoólogo Francis Dov Por, da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel.

*Uma terceira hipótese se baseia na geografia. No sul da península do Sinai existem montanhas ricas em ferro, minério de cor avermelhada. O vento desgasta o deserto rochoso e arrasta a poeira para o mar, tingindo-o de vermelho.

Como se não bastasse, ainda existe mais uma especulação: a de que esse mar conteria a alga Trichodesmium erythraeum. Ao morrer, ela ganha um tom avermelhado, mudando a cor da água. Mas Dov Por acha essa hipótese improvável: “O Mar Vermelho é pobre em nutrientes, o que dificulta a proliferação de algas.”

Correção e edição  Paulo Silva

Postar um comentário

0 Comentários