expr:class='data:blog.pageType'>

Wikipedia

Resultados da pesquisa

1) A HUMILDADE : “Bem aventurados os pobres de espírito...” Mt 5.3

Formação do Caráter ________________________________________________________________ 5
Capítulo 3: VIRTUDES DO CARÁTER CRISTÃO
Síntese e análise
Se fizermos uma síntese para descrever o caráter que cada um de nós deve ter segundo o projeto de Deus, será que sejamos como Cristo, ou seja, que tenhamos o mesmo caráter do Filho de Deus, que sejamos perfeitos como nosso Pai. Para isto devemos crescer até chegar a medida da estatura da plenitude de Cristo.
“Ser como Cristo” é a grande síntese que resume todas as virtudes de caráter. Isto significa ter “o mesmo sentir que havia em Cristo” (Fl 2.5) ; ter “a mente de Cristo” (1 Co 2.16) ; e “andar como ele andava” (1 Jo 2.6). Ser como ele para andar como ele ; caráter e comportamento
A análise desta definição consistiria em descrever cada uma das qualidades e virtudes do caráter de Cristo reveladas nas Escrituras. Esse é o projeto total do que Deus quer formar em cada um de seus filhos. O resto deste capítulo está dedicado a fazer esta análise. Como a Bíblia é um livro testemunhal e não aborda nenhum assunto de uma forma sistemática, usaremos diferentes textos para fazer este análise.
A primeira descrição do caráter cristão
Está na primeira parte do sermão do monte, o que comumente se chama “as bem aventuranças”, Mt 5.3-12.
O Sermão do monte que engloba os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus, segundo os estudiosos, é a primeira parte escrita dos evangelhos, e era a base que usava a igreja do primeiro século para doutrinar os discípulos. De modo que aqui nos encontramos com um ensino fundamental para a formação dos discípulos.
“Bem aventurados”, significa felizes, ditosos, afortunados, “sortudos”. A felicidade não é um objetivo senão uma conseqüência. É a conseqüência de ser como Deus quer e fazer sua vontade.
O verbo tácito aqui é “ser” (os que são humildes, os que são mansos...). Justamente “caráter” é aquilo que somos, e é o que determina nossa conduta. Jesus assinala oito qualidades de caráter que deve distinguir a seus discípulos.
Na realidade, estas bem aventuranças são a descrição das virtudes de caráter de Jesus; e isso é o que Deus quer formar em nós. Tudo o que Jesus ensinava era a descrição de sua maneira de ser e de viver.
Oito qualidades de caráter de um discípulo :
1) A HUMILDADE : “Bem aventurados os pobres de espírito...” Mt 5.3
Esta é a primeira qualidade de caráter que Jesus assinala. Os pobres de espírito são aqueles que são conscientes de que não tem nada e de que nada são. A humildade de coração é a pedra fundamental da construção e formação do caráter. Tudo se inicia ali. Todo pecado começou com orgulho. O pecado de Lúcifer, o de Adão e Eva, e isso trouxeram como conseqüência a rebelião contra Deus. Eles quiseram ser como Deus.
A humildade é a primeira qualidade inerente a nossa condição humana. Quem somos? Pó da terra, nada, tudo o que temos e somos é uma dádiva, uma graça de Deus. Não há nada em nós
VEJAM TAMBÉM

Postar um comentário

0 Comentários