expr:class='data:blog.pageType'>

Wikipedia

Resultados da pesquisa

MÉTODOS DA HERMENÊUTICA (PLENITUDE)04

Plenitude e adoração ______________________________________________04

MÉTODOS DA HERMENÊUTICA
1. Método Analítico.

É o método utilizado nos estudos pormenorizados com anotação de detalhes, por insignificantes que pareçam com a finalidade de descrevê-los e estudá-los em todas as suas formas. Os passos básicos deste método são:
a. Observação: É o passo que nos leva a extrair do texto o que realmente descreve os fatos, levando também em conta a importância das declarações e o contexto.
b. Interpretação: É o passo que nos leva a buscar a explicação e o significado (tanto para o autor quanto para o leitor) para entender a mensagem central do texto lido. A interpretação deverá ser conduzida dentro do contexto textual e histórico com oração e dependência total do espírito Santo, analisando o significado das palavras e frases chaves , avaliando os fatos, investigando os pontos e fazer a contextualização (trazer a mensagem a nossa época ou ao nosso contexto).
c. Correlação; É o passo que nos leva a comparar narrativas ou mensagem de um fato escrito por vários autores, em épocas distintas em que cada um narra o fato, em ângulos não coincidentes como por exemplo à mesma narrativa descrita em Mc 10:46 e Lc 18:35, onde o primeiro descreve „‟saindo de Jericó´´ e o segundo „‟chegando em Jericó´´ .
d. Aplicação: É o passo que nos leva a buscar mudanças de atitudes e de ações em função da verdade descoberta. É a resposta através da ação prática daquilo que se aprendeu. Um exemplo de aplicação é o de pedir perdão e reconciliar-se com alguém ou mesmo o de adoração a Deus.

2. Método Sintético.

É o método utilizado nos estudos que abordam cada livro como uma unidade inteira e procura o seu sentido como um todo, de forma global. Neste caso determina-se a ênfase principal do livro ou seja, as palavras repetidas em todo o livro, mesmo em sinônimo e com isto a palavra-chave desenvolve o tema do livro estudado. Outra maneira de determinar a ênfase ou característica de um livro é observar o espaço dedicado a certo assunto. Como por exemplo, o capítulo 11 da Epístola aos Hebreus enfatiza a fé e em todos os demais capítulos ela enfatiza a palavra SUPERIOR. ( De acordo com a versão Almeida Revista e Atualizada – ARA).
Método Biográfico de estudo da Bíblia

Esta espécie de estudo bíblico é muito atraente, pois você tem a oportunidade de sondar o caráter das pessoas que o espírito Santo colocou na Bíblia, e de aprender de suas vidas. Sobre alguns personagens bíblicos muito foi escrito. Quando você estuda pessoas como Jesus, Abraão e Moisés, pode precisar restringir o estudo a áreas como, „‟A vida de Jesus como nos é revelada no Evangelho de João´´, „‟Moisés durante o Êxodo´´, ou „‟Que diz o Novo Testamento sobre Abraão´´. Lute sempre para manter os seus estudos bíblicos em tamanho manejável.

Postar um comentário

0 Comentários