Pr. Samuel Couto
O DEUS QUE NOS VÊ
Conta-se que uma pulga morava na orelha de um elefante. Certo dia,quando ele atravessava uma ponte de madeira, essa estalou e balançou um bocado com o peso. Depois que chegaram ao outro lado, a pulga, toda orgulhosa, disse ao elefante:
"Puxa, rapaz, você viu como a ponte tremeu quando nós passamos?"
Mas essa pulga faz parte de uma minoria. A maioria das pessoas tem um senso de valor próprio muito baixo. Não reconhecem que têm potencial para realizar grandes coisas.
Esse era o caso de Gideão.
Juizes 6.1 descreve o que acontecia nos dias de Gideão:
"Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor; por isso, o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos.
"Os midianitas eram os bandidos da época, que saíam do deserto ondehabitavam e atacavam as fazendas de Israel, tirando delas tudo que podiam.Eles investiam contra as pessoas nos vales, roubavam comida e gado,destruíam vilas e perseguiam os israelitas pelos montes.Esses bandidos atacaram por sete anos seguidos. Sempre que, depois dehaverem semeado, os israelitas se preparavam para a colheita, os midianitasatacavam e roubavam tudo. Os resultados eram assoladores.Então o Senhor escolheu Gideão para ser o libertador do seu povo. QuandoDeus foi ao encontro de Gideão, este estava escondido em um lagar. Olagar era um buraco fundo, revestido de pedra.
Eles jogavam as uvas ládentro e depois alguém as pisava para extrair-lhes o suco
Gideão estava dentro do lagar. Aquele local não era apropriado paradebulhar esse cereal. O trigo era malhado na eira, um espaço amplo earejado, para que o vento soprasse as impurezas do cereal, no momento emque o lançavam para cima. Contudo Gideão estava evitando os lugaresabertos. Ele estava apavorado e "morrendo de medo" dos midianitas.Foi então que o anjo do Senhor, vestido como um pastor, veio e sentou-sedebaixo de um carvalho, próximo ao lagar.O anjo deve ter achado aquela cena engraçada. Finalmente, o anjo concluiuque seria melhor dizer alguma coisa ao homem que estava sentado ládentro, escondido, temeroso. O anjo levantou-se, aproximou-se de Gideão,e disse:
"O Senhor é contigo, homem valente."
(Juizes 6.12.)
Gideão deve ter pensado:"Homem valente? Eu? Ele perdeu o juízo. Estou morrendo de medo!Estou aqui escondido porque temo o que possa me acontecer!"
Deus tinha um bom conceito de Gideão:
"O Senhor é contigo, homem valente" (v. 12). Essas foram as palavras que o Senhor usou para saudá-lo.Gideão, porém, tinha uma opinião bem diferente a seu própriorespeito. O Senhor o via como uma pessoa forte e valorosa, mas ele seenxergava como um abandonado, fraco, pobre e pequeno:"E
ele lhe disse:
"Ai, Senhor meu! Com que li vrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manas ses, e eu, o menor na casa de meu pai."
(Juizes
6.15.)
PRÓXIMA
0 Comentários