expr:class='data:blog.pageType'>

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Qual é a origem do carnaval? Qual é seu significado?


Carnaval vem do latim e provavelmente significa “adeus à carne”. O carnaval é uma grande festa que acontece antes do período da Quaresma. A Bíblia não diz nada sobre o carnaval.

O carnaval não existia nos tempos da Bíblia. A festa só surgiu alguns séculos depois de Cristo. Várias culturas antigas tinham festas parecidas com o carnaval na primavera, que podem ter influenciado o calendário cristão. Na tradição católica o carnaval se tornou numa grande celebração antes do tempo de privação e penitência da Quaresma.

Durante a Quaresma, os fiéis católicos não deveriam comer carne nem fazer festas, para se purificarem em preparação para a Páscoa. Então no dia antes de começar a Quaresma, surgiu a tradição de aproveitar o “último dia de liberdade”, comendo, festejando e desfrutando de muitos prazeres. Esse dia ganhou o nome de carnaval.

Carnaval e a Bíblia


Desde o início, o carnaval tem sido associado a excessos. A Bíblia nos ensina a ser moderados e a ter domínio próprio. O carnaval também é usado como desculpa para praticar imoralidade sexual, fazendo coisas que em outros dias não seriam aceitáveis. A Bíblia nos avisa a ficar sempre longe da imoralidade sexual (1 Coríntios 6:18-19).

A ideia por trás do carnaval é que podemos cometer excessos e fazer coisas erradas nesse dia, porque nas semanas seguintes vamos nos purificar. Isso é falsa religiosidade, que não vem do coração (Mateus 15:8-9). Quem realmente tem seu coração transformado por Jesus não quer pecar mais. O pecado desagrada a Deus todos o dias. Carnaval não é exceção.



O crente precisa ter muito cuidado durante o carnaval. A tentação para pecar pode ser muito grande mas a Bíblia diz que há sempre uma forma de fugir da tentação (1 Coríntios 10:12-13).

Postar um comentário

0 Comentários