expr:class='data:blog.pageType'>

Wikipedia

Resultados da pesquisa

“Pedro é livre da prisão” - ESTA MENSAGEM, ELA EDIFICARÁ SUA VIDA. LEIA

 “Pedro é livre da prisão”

 



ESTA MENSAGEM, ELA EDIFICARÁ SUA VIDA. 

ATOS CAP 12:1-10

1)   QUEM FOI O APÓSTOLO PEDRO  As principais fontes de informação sobre a vida de Pedro são os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), onde ele aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas, também os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo e as duas epístolas do próprio apóstolo Pedro. Ele era filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Cristo morava em Cafarnaum, com a família da mulher (Lc 4,38-39). 


Pedro era pescador, tal como os apóstolos Tiago e João; trabalhava com o irmão e o pai e foi apresentado a Jesus por seu irmão, em Betânia, onde tinha ido conhecer o Cristo, por indicação de João Batista. No primeiro encontro Jesus o chamou de Cefas, que significava Pedra, em aramaico, determinando, assim, ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros propagadores da fé cristã pelo Mundo. Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Também fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze (Pedro, Tiago e João), participando dos mais importantes milagres do Mestre sobre a terra. Teve também seus momentos controvertidos, como quando usou a espada para defender Jesus e na passagem da tripla negação, e de consagração, pois foi a ele que Cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar. Após a Ascensão de Jesus, presidiu a assembleia dos apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes, fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades. Fundou as linhas apostólicas de Antióquia e Síria (as mais antigas sucessões do Cristianismo, precedendo as de Roma em vários anos) que sobrevivem em várias ortodoxias Sírias. Encontrou-se com o Apóstolo Paulo, ou Paulo de Tarso, em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, de incluir os Gentios na fé cristã, sem obrigá-los a participarem dos rituais de iniciação judaica. Após esse encontro, foi preso por ordem do rei Agripa I, encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu à comunidade cristã, e segundo a tradição, foi executado por ordem de Nero. Bom lembrar que historiadores contam que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo. 

 

3) A PRISÃO DE PEDRO Após matar Tiago, o primeiro a ser martirizado, Agripa I, (37-44 d.C), neto de Herodes o Grande, e vendo que o homicídio de Tiago agradou os Judeus, mandou prender mais cristãos entre ele Pedro, com o intuito de matá-lo depois da festa dos Pães Asmos, que duravam sete dias. Assim Pedro foi jogado em um cárcere, e dado ordem para que quatro escoltas de soldados se revezassem na guarda desse tão grande meliante. E de acordo com a bíblia, dois soldados ficavam na porta da cadeia e do lado de dentro Pedro ficava algemado entre outros dois soldados.
Na verdade Pedro não era um criminoso, e também não havia feito algo que merecesse estar em um cárcere, mas Agripa I tinha um relacionamento muito frágil com Roma, uma vez que tempos antes havia contraído muitas dívidas e assim fugiu para a Palestina, depois foi preso por Tibério, mais tarde solto tentava proteger seu relacionamento com Roma, e assim desejava atrair o apoio dos Judeus, por meio da perseguição dos cristãos. Eu não sei quanto tempo Pedro ficou preso, se foi horas ou dias, mas algo estava prestes a acontecer naquela prisão, algo que mudaria a vida de Pedro e também a de milhares e milhares de pessoas que fazem da bíblia seu alimento do dia a dia. Eu não sei quanto tempo você está preso, ou acorrentado a algo que na verdade lhe tem sido por peso, mas sei a algo está prestes a acontecer em muitas das vidas que se alimentarem dessa mensagem. Saiba que prisão não é lugar de filhos de Deus, de pessoas que creem piamente no nome de Jesus, o filho de Deus. 

 

4) O LIVRAMENTO DE PEDRO Era costume dos romanos de antes de jogar alguém no interior de uma prisão, esta pessoa fosse levada a praça pública e fosse lhe dado uma surra de 39 açoites, ou 39 varadas. Assim creio que não tenha sido diferente com Pedro, que foi jogado em prisão. Segundo algum estudioso por volta da meia-noite Pedro dormia ou ao menos tentava dormir, mas os soldados sim estavam dormindo, pois achavam que como Pedro estava acorrentado entre eles jamais poderia escapar. Foi quando uma luz tomou o lugar, mas talvez você pergunte: Como uma luz pode invadir um lugar escuro,  e os soldados não acordarem? Eu te respondo que quem está em trevas jamais verá a luz verdadeira, e é por isso que muitos ainda sofrem. A bíblia relata que a luz não tem comunhão com as trevas (II Co-6:14, I Jo-1:6, Lc-16:26).De repente do meio da luz um ser enviado por Deus chega e toca o lado de Pedro. Penso que uma vez que Pedro dormia, pois somente um verdadeiro cristão para dormir em uma situação dessas, pois basta uma tempestade aproximar de nossas vidas que já perdemos o sono de tanto medo e preocupação, mas Pedro estava dormindo e o anjo precisou acordá-lo dando alguns cutucões (Ei Pedro! Acorda, acorda!). Então Pedro abre os olhos e vê o anjo do Senhor. Pedro sabia que não era sonho, pois andava em espírito e orava sem cessar. Ao ser tocado pelo anjo de Deus, no mesmo momento as algemas se soltam, caem, e nem isso acordou os soldados. Aqui vejo que os que estão com a vida presa no mundo, estão em um sono profundo na escuridão, e continuarão algemados como aconteceu com os soldados que estavam do lado de Pedro, “mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças, subirão com asas de águia; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fadigarão.” (Is-40:31).Isso é verdadeiramente descansar no Senhor dos exércitos mesmo em momentos de tempestades e adversidades na vida. Após acordar Pedro e soltar as algemas, o anjo lhe dá três ordens: Cinge-te, calça as sandálias, põe a capa e segue-me. 

 

5) AS QUATRO ORDENS DO ANJO  Existe uma diferença entre escutar e ouvir a palavra de Deus, pois quem escuta, escuta qualquer coisa, mas quem ouve presta atenção e guarda o que ouve, por isso precisamos ser bons ouvintes da palavra de Deus que nos oriente que a fé vem por ouvir e ouvir a palavra de Deus (Rm 10:17). Assim como Pedro ouviu e obedeceu as ordens do anjo, façamos nós.

 

CINGE-TE/LEVANTE SE A palavra “cinge-te” tem um significado Primordial de Levante-se segundo a bíblia BJC (BIBLIA JUDAICA COMPLETA) no momento em que estamos em um vale, ela é as primícias das ordens, pois quer dizer exatamente, dispor-se para algo; levante-se Era exatamente o que Pedro precisava fazer e o que todos nós precisamos fazer em nossas vidas. Precisamos nos dispor a algo que vai acontecer; precisamos nos preparar para algo que Deus vai fazer em nossas vidas, e saiba de uma coisa, Deus Jeová só faz coisas grandes, assim como Ele é infinitamente grande, Ele pode ajudar a cada um de nós agora, se estivermos dispostos a obedecer todas as suas ordens. Lembro-Me que certa vez o Senhor vai falar com o profeta Jeremias, com João em Patmos e outros, e estando eles prostrados, recebem a ordem de se porem em pé. Deus não fala com quem está prostrado, não que não devemos nos prostrar em sua presença, mas quando Ele vai falar, então devemos nos levantar. 

 

CALCE AS SANDÁLIAS Quando eu era criança, minha mãe Sempre me chamava à atenção dizendo que andar descalço pega doenças, e hoje vejo que ela sempre teve razão, pois muitos dos micróbios e bactérias podem entrar pelos pés. Estar descalço é também estar desprotegido, vulnerável, ou mesmo com uma porta aberta para o mau em nossas vidas. Vejo agora a razão de o apóstolo Paulo nos ensinar em Efésios 6:13 ao 18, que devemos estar revestidos da armadura de Deus, e um dos utensílios importante ele descreve no vers. 15 – “E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;”. Isso é realmente indispensável para nossas vidas se quisermos sair da prisão. Ao entrar na prisão das lutas e adversidades as pedras e as armadilhas do inimigo podem tirar nossas sandálias nos deixando descalços, precisamos estar atentos aos nossos pés espirituais e evitarmos o mal maior. Nos dias de Jesus, quando uma pessoa chegava a sua casa era um ato de honra, e de reconhecimento dar água para a visita lavar os pés, por isso vejo que quando nos prostramos diante de Deus, Ele também observa nossos pés. Mas devemos saber que quando entramos na igreja, que é a casa de Deus, Ele sempre tem água para que possamos lavar nossos pés. 

 

PONHA A CAPA  Paulo pediu a Timóteo que levasse a sua capa que ficou em Trôade antes que chegasse o inverno, sem desprezarmos também que em uma caminhada ela poderia servir para proteger dos ventos com areia e da chuva.

 Quando Pedro foi levado para a prisão também levaram sua capa e a deixaram em algum lugar que acredito estar por perto de onde ele estava, e antes de sair o anjo viu que Pedro não poderia sair sem estar com a sua capa. E interessante ver a importância de Deus para uma capa em nossas vidas, pois vemos que os irmãos de José, filho de Jacó, ficaram com ciúmes da capa que o pai deu a José. Então uma capa em nossas vidas também representa que somos escolhidos de Deus. Não podemos andar por aí sem a capa dada por Deus. Pedro levantou-se e rapidamente pegou a sua capa e a colocou sobre seus lombos, e assim se sentiu preparado para sair do lugar onde estava. Muitos homens estão tentando fazer coisas sem ter a capa dada por Deus. Igrejas que abrem na rebeldia e na discórdia, não tendo a capa etc...

 

SEGUE-ME Faltava a última ordem a ser seguida; obedecida; acatada por Pedro. Era a ordem de seguir o anjo do Senhor. Deus deu pastor para as igrejas e não igrejas para pastores, e quando olhamos para dentro de uma igreja que entende que a igreja é de Deus e o pastor é uma ferramenta, vemos pessoas que não segue o anjo da igreja, mas seguem a Globo, as festas, o mundo e aí ficam em constantes momentos de tempestades. Devemos seguir a palavra de Jesus. De nada adiantaria Pedro seguir as três primeiras ordens e deixar a última de lado. Não adianta começarmos bem se também não terminarmos bem. É preciso sempre seguir o Senhor em todo o tempo. Se Pedro não seguisse o anjo ele certamente voltaria para a prisão e rapidamente seria morto antes do tempo. Mas a quem estamos seguindo? A quem realmente obedecemos?  Será a igreja de hoje um bando de desorientados? Faça estas perguntas a você mesmo! Seguir a Jesus é muito mais do que vestirmos terno e gravata, carregarmos uma bíblia, ou outros que usam saias imensas, e primam por cabelos longos. Seguir a Jesus é obedecer a seus mandamentos em primeiro lugar, pois se assim não procedermos somos mentirosos, ou você nunca leu João 14:21? 

CONCLUSÃO

Levante-se Jeová não fala com quem esta prostrado, vista suas roupas ,calce as sandálias, ponha a capa e siga a jesus .pois uma luz já brilhou e a ordem foi pra te soltar ,soltar toda sua família ,seus bens ... Glorifique a Deus.

 

Postar um comentário

0 Comentários