expr:class='data:blog.pageType'>

Wikipedia

Resultados da pesquisa

A fé em Deus é a base do judaísmo ?




Fortalecimento do entendimento intelectual e conexão emocional com o Divino.


Um trecho do Pensamento Judaico Manual, de Rav Aryeh Kaplan.

A fé em Deus é a base do judaísmo ... A fé não é apenas a pronúncia das palavras, mas uma crença firme e convicção na mente e no coração. É também um compromisso de agir sobre ele, com uma adesão ardente para o curso prescrito por Deus. É por esta razão que a crença sozinho, sem a obediência a Deus é um absurdo ...

Nossa fé começa com as tradições que foram transmitidas a nós por nossos antepassados ​​e da nossa literatura sagrada. Através destas tradições que conhecem a Deus, Suas obras e Seus ensinamentos. A Torá nos diz: "Pergunte ao seu pai e ele vai lhe dizer, seu avô e ele irá dizer-lhe" (Deuteronômio 32:7). Ele também afirma [no Shema]: "Ouve, ó Israel, Hashem é o seu Deus, Hashem é Um" (Deuteronômio 6:4), o que significa que é preciso aceitar essas verdades baseadas em ouvir e entender.
O objetivo final é o conhecimento, não a mera tradição.

Alguns argumentam que este é apenas um primeiro passo, enquanto que o mais alto nível de fé vem da prova filosófica dessas verdades. De acordo com esta avaliação, que é capaz é obrigado a tentar provar o fundamento da nossa fé. Isto é referido em passagens como: "Você deve saber que D'us é o nosso Deus, Ele nos fez e somos dele" (Salmo 100:3), que indicam que o objetivo final é o conhecimento, e não uma mera tradição.

No entanto, há outros que argumentam que o nível mais elevado de fé é aquela que deriva apenas da tradição, caso em que a metafísica teste só deve ser utilizado como último recurso para impedir a descrença. De acordo com este ponto de vista, uma fé bem fundamentada e um profundo conhecimento de Deus só pode ser obtida a partir de tradição.

Na análise final, vemos que um deve se esforçar para aprender o básico de nossa fé e para adquirir uma compreensão mais profunda do mesmo, como a crença baseada em mero hábito e tradição cega, é uma fé fraca, que podem ser atacados por dúvidas e abatido por argumentos.

A fé forte é baseada na razão, então ambos tradição, bem como o Profeta ensinou: "?? Você não sabe Você não ouviu Você não disse que desde o início não entendia como a terra foi fundada" (Isaías 40:21). Da mesma forma, somos ensinados: "Conhece o Deus de teu pai" (1 Crônicas 29:9). Em cada caso, um é ordenado para conhecer e compreender racionalmente o que foi ensinado e que por tradição recebestes.

Se alguém tem a capacidade, deve usar seus conhecimentos para acrescentar ao que tem sido derivada da tradição. Nesta linha, podemos ler: "Este é o meu Deus, e glorificarei o Deus de meu pai, e engrandecê-lo" (Êxodo 15:02), indicando que ele é o meu Deus, porque o meu próprio entendimento, e ao mesmo tempo é o Deus de meu pai por causa da tradição. Da mesma forma, nós rezamos: "O nosso Deus e Deus de nossos pais" e os judeus são chamados de "crentes, filhos de crentes".
Dúvidas e Perguntas

Se você puder, você deve aprender a ciência o suficiente para ser capaz de reconhecer o mundo como a obra de Deus e compreender sua grandeza, como diz o profeta: "Levantai os vossos olhos para as estrelas e ver quem os criou" (Isaías 40: 26). Se você é um estudioso, que você deve fazer quando você não consegue lidar com os estudos religiosos.

Ao mesmo tempo, deve-se evitar a especulação metafísica inútil, como o estudo da filosofia em geral, pois eles tendem a minar a fé. Se a pessoa está em uma posição onde ele deve estar envolvido em tais estudos pode, mas com extrema cautela.

O caminho para a fé verdadeira é através da observação e estudo dos nossos ensinamentos religiosos. Mesmo se você sentir que sua fé é fraca, deve continuar a sua prática e estudos, e eles voltaram para Deus. Nós somos ensinados que Deus disse: "Se eu tivesse deixado, mas respeitou minha Torah, a sua luz inerente havia trazido a volta para mim."

Por outro lado, se você não estudar nossos ensinamentos religiosos, pode encontrar-se não observar os mandamentos. Isso leva você para menosprezar aqueles que vê-los, e até mesmo a odiar os nossos professores religiosos.Você pode até tentar evitar que outras pessoas observam, porque ele vai ter encontrado uma maneira de negar a origem divina. A Torá nos adverte contra este tipo de progressão, quando ele diz: "[Mas isso é o que acontece] se você não me ouvir e não respeitam todos estes mandamentos:. Eles vão denegrir minha decretos e estar cansado de minhas leis Nenhum respeito toda a minha mandamentos e eventualmente desfazer a minha aliança "(Levítico 26:15).

Se alguém é confrontado com dúvidas e questões relacionadas com os nossos princípios religiosos devem ter fé de que essas questões podem ser respondidas. Não há nada que possa resistir a fé absoluta, como o Profeta nos ensinou: "O reto viver por sua fé" (Habacuque 2:04).

Se você sente que sua fé está oscilando, você deve pesar cuidadosamente os potenciais danos que poderia causar a perda da fé contra quaisquer benefícios que ele poderia trazer.

Deve-se contar com as suas próprias crenças, e, sem dúvida, seus princípios.
Mais alto nível de fé

Alguns crentes não tente justificar nossa crença psicologicamente. No entanto, o mesmo argumento pode ser usado para explicar a sua falta de crença. Além disso, há uma quantidade considerável de evidências objetivas para a verdade da nossa religião.

Há muitos ensinamentos de nossa religião, que são conhecidos apenas pela tradição que não pode ser provado. Há um limite além do qual a prova racional falha e cai, e é precisamente neste ponto que temos de confiar na fé e tradição.
A Torá não nos obriga a acreditar em absurdos.

No entanto, a Torá não nos forçar a acreditar em absurdos, e deve-se examinar cuidadosamente as fontes de crenças comuns para determinar se eles têm uma base na tradição. Quanto a esta, está escrito: "O tolo acredita em tudo, mas o prudente seguir o caminho certo" (Provérbios 14:15).

Portanto, deve-se estudar cuidadosamente e confiar nas palavras e escritos dos profetas e sábios. A crença em nossas grandes líderes religiosos, que são os pastores da nossa fé, é equiparado a crença em Deus. Assim, somos ensinados: "Acreditando no pastor fiel é como ele, que falou e trouxe o universo à existência." Da mesma forma, está escrito: "Creia em Deus e você vai estar sentado, acredite nos seus profetas, e você vai prosperar" (Crônicas 20:20).

O nível mais alto da fé, que só tem pessoas especiais como nossos profetas e homens santos, é a importância de sua natureza física para realmente sentir o Divino e dizer: "Este é o meu Deus" (Êxodo 15:02). Uma vez que uma pessoa tenha experimentado isso, nunca pode haver uma dúvida em sua mente, porque você vai ter ultrapassado a mera fé e crença, e chegaram a percepção clara de Deus. Para quem nunca experimentou isso, é tão inimaginável, pois é uma cor a um cego de nascença.
Não responder a Believer

A crença em Deus e em nossos princípios religiosos são o nosso bem mais precioso e deve ser mantido adequadamente. A Torá fala sobre o ateu eo chama bobo, como está escrito: "Diz o insensato no seu coração não há Deus" (Salmo 14:1).

Consequentemente, somos ordenados a não deixar pensamentos ateus ou desejos materiais minar a nossa fé, como dito na Torá: "Não se afaste de seu coração e depois de seus olhos" (Números 15:39).

Este é um mandamento negativo depende de pensamento, o que pode ser observado em todos os momentos para fazer valer a vontade e se recusa a ficar longe de nossa fé ...

Um deve estar suficientemente familiarizados com os princípios de nossa religião e argumentos racionais para saber como responder ao incrédulo. No entanto, deve-se engajar em um debate religioso apenas quando é iniciado pelo incrédulo e, quando há a preocupação de que ele pode influenciar os outros, e mesmo nesse caso, não se deve discutir a menos que você tem um monte de clareza sobre a questão e que é hábil para discutir. Se alguém está confiante de que pode ter sucesso, então você pode discutir, como somos ensinados: "Responde-lhe um tolo segundo a sua estultícia, para que considerado sábio" (Provérbios 26:5).
Baseando-se em Milagres

A fé ea confiança em Deus são parceiros, uma vez que aquele que crê em um ser onisciente, onipotente e benevolente deve também acreditar que eles fornecem aos seus fiéis. Em seguida, deve-se confiar em Deus e não ser excessivamente preocupados com o futuro. Em relação a este, está escrito: "Entrega o teu caminho para Deus Confie nEle e Ele o fará [para você]." (Salmos 37:5), e "Bem-aventurado o homem que confia em Deus, e cuja esperança é Deus" ( Jeremias 17:07).

Portanto, não se deve tentar descobrir o futuro com adivinhação, astrologia e outras superstições. A esse respeito, a Torá nos ordena: "Você deve ser completamente fiel a Hashem, vosso Deus" (Deuteronômio 18:13), o que algumas autoridades contam como um mandamento positivo.

Confiar em Deus não significa que não se deve fazer planos para o futuro, nem significa que devemos ficar de braços cruzados e esperar que Deus milagrosamente nos alimentar ou que negligenciamos a nossa saúde e esperar que Deus nos manter seguros. Em relação a este, está escrito: "A estultícia do homem perverte o seu caminho para o seu coração acaba culpando [por seus infortúnios] Deus" (Provérbios 19:03).

Certamente, não se deve colocar-se em uma situação perigosa e então confiar em Deus para salvá-lo.

Mesmo em situações em que era muito provável que os milagres acontecem, os nossos sábios não depender deles, e até mesmo recusou-se a tirar proveito deles.
Não devemos tentar a Deus por recompensa imediata por nossas ações.

Se alguém está fazendo uma boa ação, de confiar em Deus e ignorar o perigo possível. Mas, se é provável que o risco se materializa, devem tomar precauções.

Eles não teste nos obriga a Deus por um milagre ou exigindo uma recompensa imediata para as nossas ações, pois está escrito: "Não tente Hashem, vosso Deus" (Deuteronômio 06:16).

A única exceção a este mandamento é a caridade, sobre o qual Deus diz: "Trazei todos os dízimos ... e tentar me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, para ver se eu abrir as janelas do céu e não derramar sobre para te uma bênção enorme "(Malaquias 3:10).

Clique aqui para receber AishLatino.com email semanal.

Alguns argumentam que se pode pedir a Deus um sinal para ajudá-lo a tomar uma decisão difícil, se você não tem nenhuma maneira lógica, mas isso só deve ser feito como um último recurso ...

Grande é a recompensa da fé. Assim, vemos que os nossos antepassados ​​foram resgatados do Egito por causa de sua fé e confiança em Deus.

De "O Manual do Pensamento Judaico" (Vol. 2, Moznaim Publishing).Reproduzido com permissão.



autor Rav Aryeh Kaplan
fonte: http://www.aishlatino.com/authors/48259517.html

Postar um comentário

0 Comentários