expr:class='data:blog.pageType'>

Wikipedia

Resultados da pesquisa

As raízes espirituais do anti-semitismo





Se o mundo odeia os judeus, isso é o que podemos fazer em resposta.

por Sara Rigler Yoheve

A ascensão do anti-semitismo é um tema quente, que foi coberto por essas diversas revistas como EUA News and World Report, Tikkun, e Comentário Política Externa . Uma pesquisa na Europa revelou que 59% dos europeus apontam para Israel como a principal ameaça à paz mundial, e uma pesquisa italiana disse que 17% acham que Israel deveria deixar de existir e 22% afirmaram que os judeus italianos "não são realmente judeus". Essas pesquisas soou o alarme - e gerou uma série de tentativas de explicar a origem do "ódio mais antigo do mundo".


Afinal de contas, o anti-semitismo é mais paradoxal que uma escada Escher.Conforme destacado no seminário "Por que os judeus?" :


Os judeus são odiados por ser uma raça preguiçosa e inferior -, mas também a dominar a economia global e controlar o mundo.


Os judeus são odiados por serem exploradores capitalistas -, mas também por ser socialistas e comunistas.


Os judeus são odiados por sua Escolhido mentalidade Pessoas -, mas também por ter um complexo de inferioridade.


Para isto é preciso acrescentar o novo sabor do anti-semitismo: os judeus eram odiados por 2.000 anos por não ter o seu próprio Estado, mas agora eles são odiados porque eles têm.


Natan Sharansky, em um artigo publicado na revista Commentary , descreve as transformações radicais de anti-semitismo da Roma antiga ao sionismo moderno. Sua teoria para a raiz do anti-semitismo é que este é o resultado da recusa dos judeus à religião, moral ou qualquer coisa que prevalecem na sociedade em torno deles. Ele cita o historiador romano Tácito:


Entre os judeus, todas as coisas que consideramos sagrado é profano, por outro lado, consideram lícito aquilo que consideramos imoral ... O resto do mundo para confrontar com o ódio reservados para os inimigos.Sem alimentação ou casar com os gentios ... introduziram circuncisão para mostrar que eles são diferentes dos outros ... Para eles, é um crime matar uma criança recém-nascida.


Então, o que aconteceu com os judeus que abraçaram alegremente culturas predominantes? Afinal de contas, os judeus alemães durante o século anterior ao Holocausto foi a comunidade judaica mais assimilados na história (até a presente comunidade judaica ocidental). Antes da adoção das Leis de Nuremberg, que proibiu os judeus de coabitar com os arianos, a taxa de casamentos foi de 42%. Conversão ao cristianismo também foi muito popular, com luminares culturais como Heinrich Heine, Felix Mendelssohn e Gustav Mahler são exemplos de destaque. No entanto, isso não impediu que os nazistas queimaram livros metieran Heine e seus descendentes nas câmaras de gás.


O que está mergulhada na essência do seu ser, que faz com que um judeu é odiado, mesmo quando ela olha, se veste e age de uma forma indistinguível?


Mr. Sharansky explica o fenômeno que os judeus assimilados, são igualmente afetados por anti-semitismo: "O judeu moderno é visto como um ser nascido na nação judaica ou raça cujos valores coletivos estão profundamente mergulhados na essência do seu ser. assimilação, com ou sem conversão à fé da maioria, podem ter sucesso em mascarar essa mancha indelével, mas não pode removê-lo. "


O ponto mais profundo é que o Sr. Sharansky pode notar. O que é tão "mergulhada na essência do seu ser", que faz um judeu pode ser cheirado por anti-semitas, mesmo quando ela olha, se veste e age de uma forma indistinguível aos não-judeus? O que é essa essência "indelével", que não pode ser removido, negado ou mesmo erradicada com a conversão? Judaísmo diria que a alma judaica.
Alma Química


A alma judaica, que na verdade é uma célula da alma coletiva do povo judeu é eterna e imutável. Uma vez que alguém adquire uma alma judaica, seja por herança de sua mãe ou de conversão halachic, e não pode renunciar a alma judaica, da mesma forma que você não pode desistir de seu DNA. As almas não são genéricos, a alma judaica, como a alma de qualquer nação, tem suas próprias propriedades específicas, algumas das quais são a compaixão, o altruísmo ea vergonha (a fonte da culpa judaica!). O Talmud diz que se você ver um judeu que não tem compaixão, você pode duvidar que é realmente uma alma judia.


Uma das propriedades da alma judaica é que ele pode ser ligado a qualquer outra alma. É por isso que casamentos mistos é essencialmente uma negação da essência. O casamento é a união de duas almas, não só de corpos e corações. A alma judaica não pode vincular a um não-judeu, da mesma forma que um átomo de hélio não pode se ligar a qualquer outro. Não porque o hélio é exclusivista, racista ou arrogante - não é pior do que um átomo de hidrogênio, mas simplesmente porque a inércia química é uma de suas propriedades essenciais.
O Pacto


Assimilação significa abandonar a identidade judaica e adotar o comportamento e os valores da não-judeus, seja católica ou comunistas, humanistas protestantes ou secular. De acordo com a Torá, o plano de Deus para o povo judeu é ser uma nação separada e discreto ", um povo que vai morar na solidão e não ser contado entre as nações" (Números 23:09).


Os judeus estão destinados a ser "uma luz para as nações" (Isaías 42:6). A luz é separada de tudo o que toca. As nomeações divinas para o povo judeu é "um reino de sacerdotes e uma nação santa" (Êxodo 19:1). Esta é uma missão que não pode desistir, porque é parte da aliança entre Deus ea nação de Israel.


A aliança que Deus introduziu suas promessas aos patriarcas, o que foi aceito por todo o povo judeu no Monte Sinai (onde estavam presentes todas as almas judias), e foi renovado mais duas vezes na história judaica, fornece seguir:


Do lado de Deus, Ele prometeu:


Que o povo judeu nunca deixará de existir (Gênesis 17:07).


Que Deus nunca abandonar completamente o povo judeu (Levítico 26:44).


Que o povo judeu herdarão a Terra de Israel (Gênesis 12:07, Gênesis 15:18).


Do lado israelense, que prometeu:


Isso vai ser fiel a Deus e respeitar Sua Torá (Êxodo 24:7).


Diferentemente da maioria dos compactos, é incondicional. Mesmo que Israel nega a sua obrigação, Deus, no mérito dos Patriarcas e Matriarcas, nunca anular sua aliança conosco.


Em seu livro O Anti-semitismo Nova (The New Anti-semitismo), autora feminista Phyllis Chesler escreve:


Quebra meu coração pelo silêncio astúcia e deliberada de progressistas e acadêmicos sobre o tema do anti-semitismo eo terrorismo. Escreva "silêncio" para ser amigável. O que eu realmente estou falando é a traição dos judeus ... por intelectuais ocidentais, alguns dos quais são eles próprios judeus. Talvez, como eu, não quer renunciar ao mundo em geral, para preservar a sua religiosa, racial e cultural como judeus.Afinal, quem quer usar uma estrela amarela?


Ms. Chesler está ciente da missão com os judeus pelo pacto. Algumas páginas depois descreve o povo judeu como "um tradutor eterna entre os mundos:. Os mensageiros de Deus" No entanto, sua aversão à "estrela amarela", combinada com a sua atração para o "mundo em geral", define as forças que sempre foram alguns judeus (mais ou menos) o buraco negro de assimilação.


Uma vez que a assimilação é incompatível com o projeto de Deus para o povo judeu, o que Deus pode fazer para manter a sua promessa de que os judeus nunca se extinguiram? Um princípio básico do monoteísmo judaico é a insistência de que tudo - tudo - vem de Deus, que é a única fonte de tudo. Ao mesmo tempo, Deus deu aos seres humanos o livre-arbítrio na esfera moral.Os seres humanos podem não ter a capacidade de escolher o que acontece com eles, mas eles são sempre a escolha entre o certo eo errado, entre o bem eo mal. Assim que se todos os judeus assimilados Escolha uma geração em extinção?


Assimilação não é o antídoto para o anti-semitismo, o anti-semitismo é o antídoto divino para a assimilação.


Aqui começa o anti-semitismo. O anti-semitismo é o pai Divino equivalente a uma criança diabética lojas pote de biscoitos. Um judeu na Espanha do século 15, século 20 na Alemanha e do século 21 nos Estados Unidos pode querer misturar-se com a sociedade envolvente, mas o anti-semitismo é uma porta fechada, forte e negro como o ferro, o que a mantém fora - e separadamente. O anti-semitismo impede o povo judeu até o desaparecimento dissipar.


O esforço generalizado para ligar a fonte de anti-semitismo, os judeus que permanecem seções diferentes - o que implica que cura assimilação anti-semitismo - é uma deturpação da verdade. Assimilação não é o antídoto para o anti-semitismo, o anti-semitismo é o antídoto divino para a assimilação.
A Inquisição Espanhola


A expulsão da Espanha é um é um excelente exemplo disso. A expulsão dos judeus da Espanha em 1492, depois de cinco séculos de judeus espanhóis para prosperar profissionalmente, politicamente e economicamente, foi a maior catástrofe no judaísmo pré-Holocausto Europeu. Como Rabbi Berel Wein disse: "O desastre que aconteceu com a seção mais rico, sofisticado e estável mundo judeus judeus deixaram em todos os lugares em um estado de depressão."


O caminho normal para entender a expulsão é que a antipatia Católica para com os judeus da Espanha cresceu a tal ponto que, em abril de 1492, o rei Fernando ea rainha Isabel proclamou o "Édito de Expulsão": os judeus tinham a opção de converter-se, sair, ou ser queimado na fogueira. Assim começou a Inquisição.


A história real é bem diferente judaísmo espanhol. Em 1391, um século antes da expulsão, entrou em erupção a violência anti-judaica. A resposta de um grande número de judeus, incluindo alguns dos líderes do judaísmo espanhol estava convertendo-se ao catolicismo ("afinal, quem quer usar a estrela amarela"). Durante o curso dos próximos 50 anos, mais da metade do espanhol judeus convertidos, muitos dos quais continuaram a praticar rituais judaicos secretamente. Como escreve o historiador Maurice Kriegel no período antes de expulsão:


A combinação de intimidação com a promessa de integração [a sociedade espanhola] era muito difícil de resistir. Os membros da elite intelectual judaica, propenso a uma certa indiferença às manifestações exteriores da religião, poderia, assim, justificar a sua aceitação do batismo. Então, em meados do século 15, os novos cristãos eram mais numerosos do que aqueles que continuaram a professar o judaísmo, apesar da perseguição e tentação.


O verdadeiro propósito da Inquisição ea expulsão não foi resolver o problema judeu, mas foi a resolver o problema de quem defendeu a assimilação, o 'converte ' , que eram suspeitos de secretamente aderido à sua antiga religião.De acordo com Paul Johnson, em seu livro " História dos Judeus " , as 700 pessoas (algumas fontes dizem que era 2000), que foram queimadas durante a Inquisição entre 1481 e 1489 foram convertidos . Nas palavras de Johnson: "Um porco era muito menos popular do que um judeu praticante, porque ele era um intruso no comércio e produção, uma ameaça econômica, e porque talvez fosse secreta judaica, era um hipócrita e um subterrâneo subversivo " .


O objetivo da expulsão era eliminar a influência dos judeus religiosos emconvertidos . Novamente citando Kriegel: "Embora tenha havido uma grande e ativa comunidade judaica em solo espanhol, eles [os inquisidores espanhóis] disse que todas as tentativas da Inquisição para deter e punir os cristãos que se convertem ao judaísmo será em vão." Os convertidos foram o catalisador que levou à expulsão, tanto historicamente e espiritualmente.


Eliminado expulsão dos judeus da Espanha, mas o judaísmo espanhol salvou [sefarditas]. Dos 200.000 judeus reconhecido na Espanha, em 1492, 150.000 optou por sair. Fundada novas comunidades no norte da África, Turquia, Holanda e Palestina. Essas comunidades tornaram-se centros prósperas, criativas e vida judaica energético. A comunidade mística de Tzfat, no século 16, por exemplo, foi completamente composta de descendentes de exilados espanhóis. O que teria acontecido com os 150 mil judeus se tivessem sido autorizados a permanecer na Espanha, uma terra onde as ondas de conversão tinha engolido a maioria dos judeus, incluindo rabinos e líderes comunitários?


Isso não significa que todas as perseguições que os judeus sofreram durante a nossa longa exílio de 2000 anos são o resultado da assimilação, às vezes, o sofrimento pode ser causada por várias formas de erros espirituais que estão além da capacidade de compreensão do homens. O Talmud declara explicitamente que a destruição do Segundo Templo eo exílio que se seguiu, considerada a maior tragédia da história judaica foram causados ​​por ódio infundado entre os judeus (a afirmação de que também é um aviso para os nossos tempos).


A idéia de que Deus produz anti-semitismo para garantir a sobrevivência do povo judeu não significa que estão isentos de anti-semitas que cometem o mal.Os anti-semitas, como qualquer outro, tem o livre arbítrio para escolher entre o bem eo mal, e, portanto, são responsáveis ​​por suas escolhas. No entanto, como o Midrash diz: "Deus tem muitos ursos e leões." Se não os terroristas árabes, haverá uma variedade de líderes e acadêmicos europeus sionistas ...
Brilhando na escuridão


Recentemente eu estava voltando para casa com meu filho no bairro judeu da Cidade Velha de Jerusalém, muito depois da escuridão da noite tinha enviado a maioria dos turistas de volta para os seus hotéis. Logo após o negócio falafel, chegou ao nosso conhecimento um sinal de que prometido: ART 3D.Ao lado do peão vi uma mesa com uma imagem de uma paisagem de Jerusalém descansando em uma caixa de madeira. Na caixa era um tipo especial de luz fluorescente que fez a tinta branca brilho na imagem escura, criando um efeito tridimensional.


"Como é que você faz?" Perguntei ao meu filho para o jovem artista.


"Eu não tenho tinta especial que brilha no escuro", ele respondeu.


O artista nos disse que ele tinha acabado de fazer aliá há dois meses na África do Sul. Eu percebi que eu precisava para vender, mas não tínhamos dinheiro, ea juventude local, que estavam sentados em torno de mesas falafel negócios, os clientes não eram claramente art. Eu abri minha boca para aconselhar: se você quer vender fotos, você deve vir durante o dia, quando os turistas estão aqui. Eles são uma clientela natural.


Mas, antes de mencionar uma palavra, eu percebi que estas pinturas não poderia ser favorável exposto à luz do dia. Na luz, o efeito especial for perdida, a beleza particular destas pinturas pode ser visto apenas no escuro.


A alma judaica é revestido com uma tinta especial que brilha no escuro.


Anti-semitismo é uma escuridão envolvente. Quando os judeus ver os cartazes de "matar os judeus" em manifestações pacíficas em países ocidentais, ou ler um acadêmico respeitado em um jornal de grande circulação a acreditar que o Estado judeu tem o direito de existir, estamos cheios de medo. Conforme expresso de forma tão crua Ms. Chesler medo que todos nós sentimos:. "Há um tempo sangrento à espreita Eu sabia desde o momento em que dois reservistas israelenses foram linchados em Ramallah, no outono de 2000 ... Eu chorei porque eu entendi que a história judaica era, mais uma vez se repetindo. que era bobagem pensar que tínhamos finalmente escapou-lo. "


Clique aqui para receber AishLatino.com email semanal.


No entanto, a alma judaica é revestida com uma tinta especial que brilha no escuro. A escuridão não é o nosso fracasso, mas o nosso desafio, a nossa oportunidade de brilhar. O objetivo da vida é dançar no escuro *. Só na escuridão, a grandeza da alma. O que acontece com a luz? Ele está lá para mostrar o lugar onde os passos, para que possamos aprender a navegar eles.Mas o verdadeiro teste da alma é quando as luzes se apagam.


Os judeus não devem ser intimidados pelo veneno, o ódio, as mentiras dos nossos inimigos. Ser popular não é um valor judaico. Ser fiel à aliança de Deus que é.


* Ouviram do Rav Leiv Kelemen, com base em um ensaio de Rav Yerujam Levovitz, de abençoada memória.
 
fonte: http://www.aishlatino.com/authors/48259297.html

Postar um comentário

0 Comentários