cristão pode comer carne de porco?

Comentarios
Sim, um cristão pode comer carne de porco, se sua consciência permitir. As leis cerimoniais de pureza do Antigo Testamento, como a proibição de comer porco, não se aplicam a cristãos, que foram totalmente purificados por Jesus. Cada pessoa pode escolher se quer ou não comer carne de porco.
No Antigo Testamento, Deus deu ao povo judeu várias regras para mostrar que eram diferentes de outros povos, separados para serem puros. Algumas dessas regras eram morais, tratando da conduta e do coração das pessoas, e são úteis para nós hoje. Outras eram regrasjurídicas para a organização da nação no seu contexto cultural, que não têm aplicação direta mas ensinam mais sobre a vontade de Deus. Ainda outras regras eram cerimoniais, marcando uma diferença exterior entre o povo judeu e o resto do mundo. Tal como a circuncisão e os sacrifícios, a proibição de comer carne de porco é uma regra cerimonial.
Veja também: o que a Bíblia diz sobre comer carne?
O cumprimento de regras cerimoniais era sinal de compromisso com Deus para ser puro, rejeitando o pecado. Mas sem uma verdadeira mudança de coração, essas regras não tinham valor. Jesus muitas vezes criticou os fariseus por darem mais importância às regras cerimoniais que às regras morais que lhes dão sentido (Marcos 7:6-8).

Comer carne de porco é pecado?

Não, comer carne de porco não é pecado. Quando Jesus morreu e ressuscitou, Ele nos purificou de uma forma que nenhuma regra cerimonial consegue. A nossa salvação se baseia na fé, não no cumprimento de muitas regras de pureza. Jesus declarou puros todos os alimentos (Marcos 7:19).
Leia aqui: o que Jesus comia?
Jesus veio para tratar do que é mais importante: os nossos corações. Agora não dependemos de regras exteriores, esperando que mudem nosso interior. Primeiro muda o interior e isso acaba se refletindo em nossa vida exterior, sem cerimônias (Hebreus 13:9).
No início da Igreja, os cristãos judeus queriam impor as regras cerimoniais do Antigo Testamento aos cristãos gentios. Mas Jesus acabou com a distinção cerimonial entre judeus e gentios. Todos podem ser puros só por aceitarem Jesus. Por isso, os apóstolos decidiram reduzir ao mínimo as regras cerimoniais para os cristãos (Atos dos Apóstolos 15:28-29). A proibição de comer carne de porco nãofoi uma das restrições recomendadas para manter.
Descubra aqui: um cristão pode comer sangue?

Comer ou não comer

Na opinião do apóstolo Paulo, nenhum alimento nos torna impuros perante Deus, exceto se o consideramos impuro (Romanos 14:13-14). Se comer carne de porco causa em você problemas de consciência ou dúvidas, então não coma. Se você não tem problema em comer carne de porco, então pode comer. Seja qual for sua decisão, louve a Deus e não condene quem tem outra opinião.
Carne de porco não é um ponto essencial da Bíblia, ninguém vai para inferno por comer ou não comer. Não gere controvérsia onde não é preciso (1 Coríntios 8:8).

últimos estudos postados

A Parábola da Dracma Perdida (Lucas 15:8-10)

A Parábola da Dracma Perdida é uma parábola contada por Jesus registrada no Evangelho de (Lucas  5:8-10). Neste estudo bíblico, veremo...