expr:class='data:blog.pageType'>

Wikipedia

Resultados da pesquisa

O que significa dar pérolas aos porcos?


O que significa dar pérolas aos porcos?
O que significa dar pérolas aos porcos?



Dar pérolas aos porcos significa gastar o que temos de precioso em quem não aprecia. Jesus disse que não devemos dar pérolas aos porcos nem o que é sagrado aos cães. Não dar pérolas aos porcos significa reconhecer quando nossos esforços estão causando mais mal que bem.
Em Mateus 7:6, Jesus avisou sobre o perigo de dar pérolas aos porcos e coisas sagradas aos cães. O resultado é a destruição das pérolas e até ataques devastadores contra nós!

Pérolas e coisas sagradas

As pérolas e as coisas sagradas representam o que é valioso em nossas vidas. Pérolas são objetos valiosos, que custam bastante dinheiro. As coisas sagradas eram preciosas porque eram dedicadas a Deus. Ninguém sensato desperdiçaria pérolas ou coisas sagradas, nem as trataria com desprezo.
Deus nos dá muitas coisas valiosas e sagradas:
  • A vida
  • O evangelho da salvação
  • Dons e talentos
  • Sabedoria
  • A família
Devemos dar valor a tudo que Deus nos dá. Nossa responsabilidade é tratar as bênçãos de Deus com respeito, partilhando e multiplicando para o bem de muitos.

Porcos e cães

Os porcos e os cães representam coisas impuras. Na Lei de Moisés, os porcos eram considerados animais impuros, impróprios para comer. Os cães vadios eram animais ferozes, parecidos com lobos, e não era seguro se aproximar deles. Mexer com porcos e cães era se expor à impureza e ao perigo.
Precisamos ter sabedoria para identificar ações, situações ou pessoas que podem “contaminar” nossas pérolas.

O perigo de dar pérolas aos porcos

Jesus nos chamou para pregar o evangelho a todos, dar nossas vidas por nossos irmãos e usar nossos dons e talentos. Não devemos desprezar outras pessoas só porque estão em pecado (Mateus 7:3-5). Todos pecamos e precisamos da graça de Deus! Mesmo as pessoas que achamos que estão em muito pecado podem ser transformadas por Jesus.
Devemos estar prontos para oferecer amor, ajuda e o evangelho a todos mas também precisamos reconhecer quando, em vez de trazer o bem, isso só vai causar mais problemas. Em algumas situações, nossos esforços podem ser desperdiçados e usados contra nós. Nesses casos, não é bom continuar, porque ninguém vai ser ajudado mas várias pessoas (incluindo nós) podem sair prejudicadas.
A Bíblia diz que devemos ser astutos como cobras (Mateus 10:16). Agir com amor não significa ser burro nem ingênuo. Precisamos de sabedoria na forma como nos relacionamos com outras pessoas. Por exemplo, não damos os códigos de nossas contas bancárias a pessoas em quem não confiamos, porque nosso dinheiro é valioso e temos famílias para sustentar. Da mesma forma, precisamos medir com sabedoria quanto devemos dar de nós a outras pessoas.
Por vezes, é melhor parar de insistir. Podemos tentar outras táticas, orar pelas pessoas e nos mostrar disponíveis quando a situação mudar.
Dar pérolas aos porcos pode se referir a qualquer situação em que coisas valiosas são desperdiçadas e até usadas contra nós. Nesse sentido, também pode ser um aviso contra usar nossos dons para fazer coisas erradas ou contra darmos pouco valor às bênçãos de Deus.

Postar um comentário

0 Comentários